O carro mais barato da BYD no Brasil e o segredo do sucesso

Em um piscar de olhos, a BYD invadiu o Brasil, pintou as ruas de verde e se tornou a rainha absoluta dos carros elétricos. A montadora chinesa, que até pouco tempo atrás era uma completa desconhecida para a maioria, hoje é um fenômeno de vendas, humilhando marcas tradicionais. Mas, em meio a tantos modelos com nomes de animais marinhos e dinastias, uma pergunta ecoa na mente do consumidor: qual é a porta de entrada para esse universo elétrico? Qual é, afinal, o carro mais barato da BYD no Brasil?
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A resposta pode te surpreender. O carro que carrega o peso de ser o mais acessível da marca é, também, o seu maior sucesso de vendas, o veículo que, sozinho, está mudando a cara do trânsito nas grandes cidades e que, recentemente, ficou ainda mais barato.
Contudo, nem sempre foi assim. A trajetória da BYD no Brasil é uma aula de estratégia, uma história que começou com um fracasso retumbante e que deu uma virada de mestre.
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Prepare-se para conhecer em detalhes o carro mais em conta da gigante chinesa, o que ele oferece pelo seu preço e como a marca saiu de modelos de meio milhão de reais para um campeão de vendas que conquistou o bolso e o coração do brasileiro.
O rei dos elétricos: conheça o BYD Dolphin Mini
O carro mais barato da BYD no Brasil hoje é o BYD Dolphin Mini. E ele não é apenas o mais acessível; é também o carro elétrico mais vendido do país com uma folga assustadora.
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Apenas no primeiro semestre de 2025, o pequeno notável emplacou 9.703 unidades, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Recentemente, na virada para a linha 2026, a BYD tomou uma decisão estratégica: acabou com a versão de quatro lugares e manteve apenas a de cinco, que era a mais procurada. E com essa mudança, o preço ficou ainda mais atraente.
- Preço oficial: R$ 119.990
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O que você leva para casa por R$ 120 mil?
O Dolphin Mini entrega um pacote de equipamentos e um desempenho que são um verdadeiro soco na concorrência na sua faixa de preço.
- Motor e Autonomia: Ele vem com um motor elétrico de 74 cavalos de potência e 13,7 kgfm de torque, que garante uma agilidade surpreendente na cidade. A autonomia, segundo o ciclo do Inmetro, é de 280 quilômetros, mais do que suficiente para o uso urbano da maioria das pessoas.
- Tecnologia de série: Ele já vem de fábrica com central multimídia giratória, painel de instrumentos digital, ar-condicionado digital, chave presencial e um bom pacote de segurança.
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A virada de chave: do fracasso de luxo ao sucesso popular
Pouca gente se lembra, mas a BYD tentou entrar no mercado de carros de passeio no Brasil em 2022 com os modelos de luxo Tan e Han, que hoje custam mais de R$ 500 mil. O resultado? Um fracasso. Os carros eram bons, mas o preço e a desconfiança com a marca eram barreiras intransponíveis.
A genialidade da BYD foi perceber o erro e mudar a rota drasticamente. Em 2023, eles lançaram o Dolphin (o “irmão maior” do Mini) com um preço agressivo e um pacote de equipamentos recheado.
Foi um estouro. A marca entendeu que o caminho para conquistar o Brasil não era o luxo, mas o custo-benefício.
O Dolphin Mini, lançado em seguida, foi a consolidação dessa estratégia. Ele chegou para ser a porta de entrada definitiva para o carro elétrico no país, oferecendo tecnologia e sustentabilidade por um preço que, até então, parecia impossível. E a julgar pelos números de vendas, o plano deu mais do que certo.
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