Notícias Agora

Fase da Lua e calendário lunar de julho nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 8 de julho de 2025, a Lua encontra-se em sua fase crescente. Atendendo à lunação atual, a próxima fase da Lua, que será cheia, está prevista para acontecer em três dias, no dia 10 de julho, às 17h36.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fases da Lua em julho

O mês de julho terá as seguintes fases da Lua:

  • Lua crescente: dia 2, às 16h30
  • Lua cheia: dia 10, às 17h36
  • Lua minguante: dia 17, às 21h37
  • Lua nova: dia 24, às 16h11

Durante este mês, começa-se com a Lua crescente, seguida da fase cheia, e depois a Lua minguante. O ciclo se encerra com a Lua nova.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entendendo o ciclo lunar

O ciclo lunar, ou lunação, é definido como o intervalo de tempo entre as luas novas. A duração média deste ciclo é de 29,5 dias. Durante esse período, a Lua passa pelas quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante, com cada fase durando cerca de uma semana.

Próxima fase da Lua

A próxima fase a ser observada será a Lua cheia, que ocorrerá no dia 10 de julho de 2025.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como funcionam as fases da Lua

As fases da Lua resultam da interação gravitacional entre a Lua, a Terra e o Sol. O ciclo lunar inclui as fases: minguante, nova, crescente e cheia, cada uma com diferentes níveis de visibilidade na Terra.

Lua Minguante

Durante a fase minguante, a Lua adquire formas semelhantes às letras D e C, dependendo da posição do observador. Esta fase se caracteriza pela redução da visibilidade do satélite no céu.

Lua Nova

Na Lua nova, o satélite está alinhado com o Sol e a Terra, tornando-se invisível para os observadores na Terra, pois é iluminada pelo Sol de forma não perceptível.

Lua Crescente

A fase crescente é identificada quando a luz solar ilumina a metade ocidental da Lua. Observada do Hemisfério Sul, ela se assemelha à letra C, enquanto no Hemisfério Norte parece um D.

Lua Cheia

A fase cheia é a mais clara e brilhante da Lua, onde ela reflete a luz solar de forma completa, tornando-se totalmente visível. Neste momento, a Lua está em uma posição oposta ao Sol.

Distância da Lua em relação à Terra

Atualmente, a Lua está a uma distância de 399.877,13 km da Terra.

Diferentes perspectivas da Lua

Embora a Lua seja a mesma em ambos os hemisférios, sua aparência muda conforme a posição do observador. No Hemisfério Sul, sua forma pode parecer invertida em comparação ao que se vê no Hemisfério Norte.

Adicionalmente, sempre observamos a mesma face da Lua da Terra, devido ao fato de que o tempo de rotação da Lua é igual ao seu período de translação ao redor do planeta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo