Top 10 carros que mais desvalorizam no Brasil

Aquele cheirinho de carro novo é uma das melhores sensações do mundo. A tecnologia, o conforto, o prazer de dirigir um veículo zero quilômetro. Comprar um carro é um dos maiores investimentos que uma família brasileira faz. Mas essa alegria, para alguns, dura pouco. Um ano depois, na hora de vender, vem o choque: o seu patrimônio, que custou uma fortuna, “derreteu”, e o prejuízo é gigantesco.
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A desvalorização é o maior e mais cruel custo “invisível” de um carro. Nós nos preocupamos com o seguro, com o IPVA, com o consumo de combustível. Mas é na hora da revenda que a “facada” pode ser fatal para o seu bolso.
E se eu te dissesse que existe uma “lista da morte” do mercado? A revista Autoesporte, em seu guia “Qual Comprar 2025”, analisou 180 carros vendidos no Brasil e revelou quais são os verdadeiros “trituradores de dinheiro”, aqueles que mais perdem valor em apenas um ano. E a lista é surpreendente e assustadora.
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O ‘rei’ do prejuízo: o JAC E-JS4 e sua desvalorização de 37,5%
No topo do pódio menos desejado do Brasil, com a “coroa” de maior triturador de dinheiro, está o SUV elétrico JAC E-JS4. Segundo o levantamento, ele perde impressionantes 37,5% do seu valor em apenas um ano.
Na prática, ao tirar o carro da concessionária, é como se você rasgasse mais de um terço do dinheiro que pagou.
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E a situação da marca não para por aí: a medalha de prata do prejuízo ficou com seu irmão, o sedã JAC E-JS7, que perde 32,6% do seu valor.
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A ‘maldição’ dos elétricos: Kwid E-Tech e o ‘clube dos 20%’
A lista revela uma tendência clara: os carros elétricos e híbridos, especialmente os de marcas mais novas no mercado, sofrem uma desvalorização brutal. Eles formam o “clube dos 20%”.
- Renault Kwid E-Tech: O popular elétrico da Renault amarga a terceira posição, com uma perda de 25,9%.
- Honda CR-V Hybrid: Nem a reputação da Honda salva. O SUV híbrido perde 22,4%.
- Caoa Chery Tiggo 8 PHEV: O SUV híbrido plug-in da Caoa Chery também está na lista, com 21% de desvalorização.
- Mini Countryman SE (elétrico): O charmoso SUV inglês perde 20,5%.
- JAC e-JS1: O subcompacto elétrico da JAC perde 21,2%.
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As ‘surpresas’ da lista: até Jeep Commander e Honda Accord sofrem
Mas não pense que apenas os elétricos e os carros chineses estão na lista. Modelos consagrados e de marcas tradicionais também podem ser uma “bomba” para o seu bolso na hora da revenda.
- Jeep Commander Overland: O campeão de vendas dos SUVs de 7 lugares não escapou. Ele tem uma desvalorização de 19%, um número considerado alto para o segmento.
- Honda Accord Hybrid: O luxuoso e econômico sedã da Honda também sofre, com uma perda de 20,1%.
- Nissan Frontier XE: E nem as picapes, que geralmente são conhecidas pela boa revenda, estão salvas. A robusta Frontier amarga uma desvalorização de 18,8%.
A lição que fica é clara. Antes de se apaixonar por um carro na concessionária, pesquise o seu histórico de desvalorização. Essa simples consulta pode te salvar de um prejuízo que, como a lista mostra, pode ser de dezenas de milhares de reais.
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