IPCA e feriado com bolsa aberta são destaques da semana

A agenda econômica para a semana de 7 a 11 de julho traz importantes indicadores que devem influenciar os mercados. O foco ficará em dados de inflação no Brasil e nas reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto, nos Estados Unidos.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Na segunda-feira, 7 de julho, as atividades começam com uma reunião do BRICS, um bloco de países em desenvolvimento que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Também serão divulgados o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) e o Relatório Focus, que reúne as expectativas de mercado sobre a economia brasileira.
Já na terça-feira, 8 de julho, o destaque será o resultado das vendas no varejo de maio no Brasil e as expectativas de inflação nos Estados Unidos. Esses dados são importantes para entender o comportamento do consumo e da economia em ambos os países.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Na quarta-feira, 9 de julho, haverá o feriado estadual da Revolução Constitucionalista em São Paulo, mas a bolsa de valores (B3) continuará aberta. Nesse dia, o mercado receberá as atas da última reunião do FOMC, que podem indicar a direção da política monetária americana.
Na quinta-feira, 10 de julho, o destaque é a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho no Brasil e os pedidos semanais de seguro-desemprego nos Estados Unidos. Esses indicadores ajudam a medir a inflação e o mercado de trabalho em ambos os países.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Na sexta-feira, 11 de julho, será a vez de os mercados acompanharem os dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido, o índice de crescimento do setor de serviços no Brasil e o balanço orçamentário federal dos EUA.
Além desses dados, o indicador mensal de atividade econômica (IBC-Br) teve um crescimento de 0,8% em março, conforme informações do Banco Central. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve um aumento de 3,5%, e o acumulado em doze meses chegou a 4,2%. O IBC-Br finalizou o primeiro trimestre com uma expansão de 1,3%.
Na semana anterior, os economistas consultados pelo Banco Central diminuíram a previsão de inflação para 2025, passando de 5,24% para 5,20% no Boletim Focus. As projeções para o PIB de 2023 foram mantidas em 2,21%. Para 2026, a expectativa subiu ligeiramente de 1,85% para 1,87%.
No cenário internacional, um dado relevante foi a criação de 147 mil vagas de emprego nos Estados Unidos em junho, superando a expectativa de 110 mil. Essa notícia traz incerteza sobre quando o Federal Reserve poderá iniciar o corte dos juros, embora o presidente Jerome Powell tenha indicado que não há pressa para essa decisão e que o banco central espera mais dados econômicos.
A seguir, a agenda de indicadores entre 7 e 11 de julho, com horário de Brasília:
Segunda-feira, 7 de julho
- 07h00: Brasil – Reunião do BRICS
- 08h00: Brasil – IGP-DI (junho)
- 08h25: Brasil – Relatório Focus (semanal)
Terça-feira, 8 de julho
- 09h00: Brasil – Vendas no Varejo (maio)
- 12h00: EUA – Expectativas de Inflação ao Consumidor (junho)
Quarta-feira, 9 de julho
- 11h30: EUA – Relatório de Estoques de Petróleo (semanal)
- 15h00: EUA – Atas da Reunião do FOMC
Quinta-feira, 10 de julho
- 09h00: Brasil – IPCA (julho)
- 09h30: EUA – Pedidos por Seguro-Desemprego (semanal)
Sexta-feira, 11 de julho
- 09h00: Brasil – Índice de Crescimento do Setor de Serviços (maio)
- 15h00: EUA – Balanço Orçamentário Federal (junho)
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE