Notícias Agora

O conceito de velho está mudando na sociedade atual

A jornalista Renata Ceribelli estreia neste domingo (6) uma nova temporada do quadro “Prazer, Renata” no programa Fantástico. A série, que terá quatro episódios inéditos, busca explorar as vivências, desafios e prazeres das pessoas com 60 anos ou mais. O foco será discutir o envelhecimento no Brasil e como ele é visto por diferentes gerações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No primeiro episódio, Renata provoca uma reflexão ao perguntar: “O que você quer ser quando envelhecer?”. Para isso, ela faz entrevistas com sua família, incluindo sua mãe Odete, que tem 93 anos e é professora aposentada, e sua filha Marcela Ceribelli, de 34 anos, que trabalha como escritora e podcaster. Esse diálogo entre as três gerações revela como cada uma delas percebe o tempo, o corpo e seus desejos em diferentes fases da vida.

Renata destaca a importância da troca entre gerações como um fator para uma velhice mais feliz e inclusiva. Ela ressalta que o quadro volta à televisão com uma nova perspectiva sobre a longevidade, refletindo uma verdadeira revolução no entendimento sobre o envelhecimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A jornalista comenta que, embora a legislação brasileira considere qualquer pessoa acima de 60 anos como idosa, essa definição não captura toda a diversidade de experiências que existem nesse grupo. Ela questiona o que realmente significa a “velhice” e critica a forma como o conceito de “velho” ainda é limitado.

O programa também abordará o etarismo, com o intuito de desmistificar preconceitos sobre o envelhecimento. Renata enfatiza que conviver com pessoas mais velhas é fundamental para uma compreensão mais humana dessa etapa da vida.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aos 61 anos, Renata se vê em um novo momento, onde o “futuro” ainda é relevante. Ela reflete sobre suas aspirações nesse novo ciclo, mencionando seu desejo de ser ativa, saudável e manter a autonomia e a curiosidade pela vida.

Durante suas entrevistas, Renata coletará histórias inspiradoras, convidando o público a ver o envelhecer de forma otimista e cheia de propósito. Ela expressa o desejo de chegar aos 93 anos com o mesmo otimismo de sua mãe, que acredita diariamente em um futuro positivo.

A nova série abordará temas como saúde, afeto, sexualidade, liberdade e a importância das redes de apoio, enfatizando o direito de continuar desejando, independentemente da idade. Renata garante que, apesar das mudanças, o quadro mantém seu tom provocador, afirmando que o prazer na vida não tem data de validade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo