Maciej Lasek sobre a construção da nova ferrovia a 150 milhões por km

O governo polonês está investindo na construção de uma linha de trem de alta velocidade que vai custar entre 100 e 150 milhões de zlotes por quilômetro. Maciej Lasek, vice-ministro de Infraestrutura e responsável pelo projeto do Centralny Port Komunikacyjny, falou sobre a importância de não desperdiçar recursos, enfatizando que não quer que os trens transportem apenas ar.
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Em uma entrevista, Lasek respondeu a críticas sobre uma mudança no planejamento do projeto. Ele afirmou que as melhorias realizadas aumentaram a competitividade do serviço. A velocidade dos trens que circularão nas novas linhas de Alta Velocidade, conhecidas como KDP, será elevada de 250 km/h para 320 km/h. Isso é crucial para garantir que o transporte ferroviário seja uma alternativa viável às viagens de carro.
Lasek explicou que, se os trens voltassem à velocidade anterior, o projeto perderia seu propósito. Ele destacou que essa velocidade mais baixa não seria suficiente para competir com linhas existentes, que já oferecem deslocamentos em tempo mais curto em comparação ao que seria oferecido com uma velocidade reduzida.
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Ele mencionou um trajeto que ligaria as cidades de Poznań e Sieradz, passando por Łódź e outras localidades. Com a velocidade limitada a 250 km/h, a viagem ficaria apenas um pouco mais rápida do que as linhas já em operação, resultando em um ganho de tempo muito pequeno, o que não atrairia passageiros para os novos trens.
O vice-ministro destacou que, sem um tempo de viagem significativamente reduzido, os passageiros continuariam optando pelos trens mais econômicos, que atingem 160 km/h. A proposta é que a nova linha de Alta Velocidade ofereça uma opção mais rápida e atraente em comparação com os veículos particulares, especialmente em um país onde há uma boa rede de rodovias.
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O objetivo é que a nova infraestrutura se torne uma escolha convincente para quem atualmente utiliza o carro, oferecendo um tempo de deslocamento que seja pelo menos um terço mais rápido do que ir de automóvel.
Lasek ainda reforçou o elevado custo do projeto, que pode chegar a cerca de 80 bilhões de zlotes para a linha conhecida como “Y”. Esse projeto é parte das iniciativas do governo para modernizar e expandir a rede ferroviária na Polônia.
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