Notícias Agora

Dia 4 de julho é feriado? Entenda o significado da data

Nesta sexta-feira, 4 de julho, algumas cidades brasileiras estarão celebrando feriados. A legislação nacional permite que estados e municípios definam feriados locais, possibilitando que algumas localidades tenham datas comemorativas específicas, como a Sexta-Feira Santa.

A Lei 9.093, de 1995, dá aos estados a autonomia para estabelecer um feriado estadual em homenagem às suas datas importantes. Além disso, os municípios têm a liberdade de criar até quatro feriados municipais, incluindo o feriado da Sexta-Feira Santa.

O dia 4 de julho é considerado feriado em várias cidades, conforme informações do calendário da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

É comum que surjam dúvidas entre trabalhadores e estudantes sobre a diferença entre feriados e pontos facultativos. Os feriados são dias reconhecidos oficialmente pelo governo, onde atividades comerciais e de trabalho geralmente são interrompidas. Nessas datas, os trabalhadores normalmente recebem compensação financeira se forem escalados para trabalhar.

Por outro lado, o ponto facultativo é um dia em que a atividade laboral não é obrigatória para todas as categorias e não é regulamentado por lei. Com isso, as empresas podem optar por continuar funcionando, apesar de não haver a obrigatoriedade de trabalho.

Para quem está planejando os próximos meses, é importante conhecer o calendário de feriados para 2025 no Brasil. Em 2025, seis feriados ocorrerão em dias úteis. O primeiro é o Dia da Confraternização Universal, no dia 1º de janeiro, que será uma quinta-feira. Seguem-se a Paixão de Cristo, em 3 de abril (sexta-feira), e o Dia de Tiradentes, em 21 de abril (segunda-feira).

O Dia do Trabalhador também será comemorado em 1º de maio (quinta-feira), enquanto o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra se dará em 20 de novembro (quinta-feira). O Natal ocorrerá em 25 de dezembro (quinta-feira).

Os feriados programados para 2025 são:

Janeiro

  • Confraternização Universal (1º/1): quarta-feira

Abril

  • Paixão de Cristo (18/4): sexta-feira
  • Tiradentes (21/4): segunda-feira

Maio

  • Dia do Trabalhador (1º/5): quinta-feira

Setembro

  • Dia da Independência (7/9): domingo

Outubro

  • Nossa Senhora Aparecida (12/10): domingo

Novembro

  • Dia de Finados (2/11): domingo
  • Proclamação da República (15/11): sábado
  • Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20/11): quinta-feira

Dezembro

  • Natal (25/12): quinta-feira

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os trabalhadores têm garantidas folgas em feriados nacionais, permitindo momentos de descanso. No entanto, a flexibilização dessas regras tem se tornado comum, com acordos entre sindicatos e empresas que podem permitir trabalho durante essas datas. É fundamental que os trabalhadores confirmem as regras junto aos seus sindicatos para entender quais dias são permitidos ou proibidos para trabalho.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo