EUA geram 147 mil novas vagas de emprego em junho

Em junho de 2023, os Estados Unidos geraram 147 mil novas vagas de emprego, segundo dados do payroll divulgados pelo Departamento do Trabalho. A expectativa do mercado era a criação de 110 mil postos, o que torna o resultado ainda mais positivo. Vale destacar que a criação de empregos em maio também foi revisada, subindo para 144 mil vagas.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A taxa de desemprego em junho ficou em 4,1%, com aproximadamente 7 milhões de pessoas sem trabalho. A previsão dos analistas era que essa taxa chegasse a 4,3%. Além disso, a participação da força de trabalho foi de 62,3%, enquanto o indicador que mede o número de empregados em relação à população total registrada foi de 59,7%.
Em relação à remuneração, os trabalhadores americanos receberam, em média, US$ 36,30 por hora. Essa quantia representa um aumento de 0,2% em comparação a maio e um crescimento de 3,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
É importante observar que os dados do payroll contrastam com um relatório anterior do serviço ADP, que apontou uma perda de 33 mil vagas no setor privado em junho. Essa informação foi acompanhada por uma revisão para baixo do aumento de empregos registrado em maio, que foi inicialmente de 29 mil.
Esse cenário de crescimento no mercado de trabalho gera novas dúvidas sobre quando o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, poderá começar a reduzir as taxas de juros. O presidente do banco, Jerome Powell, já indicou que não pretende apressar essa decisão e que seguirá avaliando os novos dados econômicos antes de agir. Durante um fórum de bancos centrais realizado no início da semana, ele mencionou que provavelmente haveria cortes nas taxas de juros em 2023, se não fossem as mudanças na política de tarifas dos Estados Unidos.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE