Disputa entre Drake e Kendrick Lamar vai a julgamento

Um juiz federal está analisando a polêmica em torno da música “Not Like Us”, de Kendrick Lamar, que levou o rapper Drake a processar sua gravadora, a Universal Music Group. Drake alega que a canção contém versos difamatórios e solicita a remoção do conteúdo.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A disputa legal começou devido a um desentendimento entre os dois artistas, que são grandes nomes do hip-hop. Drake afirma que a gravadora promoveu uma música que o retrata de forma negativa. A Universal, por sua vez, argumenta que as letras fazem parte da tradição do rap, onde insultos são comuns, e tenta que o caso seja arquivado.
Durante uma audiência recente em Nova York, a juíza Jeannette Vargas questionou como o ouvinte comum interpretaria as letras, considerando que há muitos elementos especializados na composição. Nenhum dos artistas compareceu à audiência.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A ação judicial está ligada a uma rivalidade entre os rappers, que também inclui a música que conquistou prêmios Grammy de Música do Ano e Álbum do Ano, e que alcançou milhões de streams na Apple Music, tornando-se um dos sucessos do inverno e ajudando a tornar o show do intervalo do Super Bowl o mais assistido da história.
Lançada durante um período de trocas de ofensas entre os dois, “Not Like Us” menciona Drake diretamente, questionando sua autenticidade. A canção o chama de “colonizador” da cultura rap e o desafia em relação ao seu lugar nas raízes do hip-hop da Costa Oeste, especialmente em Compton, Califórnia. Além disso, a música faz insinuações sobre a vida pessoal de Drake, incluindo menções à sua preferência por garotas mais jovens, algo que ele rejeita.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
De acordo com a ação, a letra da música leva a acusações falsas que podem prejudicar a imagem de Drake, sugerindo que ele seria um possível ofensor sexual. O processo também critica a canção por contribuir para uma sensação de justiça com as próprias mãos, apontando que o conteúdo levou a tentativas de invasão em sua casa e a um tiroteio que atingiu um segurança em sua residência em Toronto, que aparece na arte da capa da música.
Um dos advogados de Drake, Michael Gottlieb, afirmou que a canção se tornou uma espécie de “hino nacional”, atingindo um público muito mais amplo do que apenas os fãs de hip-hop. Ele argumentou que o ouvinte comum poderia ser uma criança de 13 anos dançando em uma festa. Durante a audiência, a juíza comentou que essa poderia ser uma situação inusitada.
A Universal Music Group enfatizou que “Not Like Us” é parte de uma troca de provocações entre os dois rappers, e um advogado da gravadora disse que o contexto é fundamental, descrevendo os versos como uma forma extrema de exagero na tradição do rap. O processo busca indenizações que não foram especificadas.
Além disso, Drake também processou a iHeartMedia, alegando que a empresa de rádio recebeu pagamentos ilegais da Universal para aumentar a execução da canção, o que foi negado pela rádio. Essa disputa foi resolvida em março. Embora Drake tenha processado a gravadora, ele não moveu ação contra Kendrick Lamar diretamente.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE