Frente fria altera clima e provoca queda de temperatura no PR

Uma frente fria se desloca do Rio Grande do Sul em direção ao Paraná, trazendo mudanças no clima para o estado nesta quinta-feira, dia 4 de outubro. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a frente fria deve provocar chuvas no Oeste e Sudoeste paranaense durante a tarde e a noite, e na sexta-feira, dia 5, as chuvas se espalham pelos Campos Gerais e pela Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
As temperaturas, que chegaram a 36°C em Capanema e 35,7°C em Loanda na quarta-feira, devem cair significativamente. Na quinta, enquanto as regiões Norte Central, Norte Novo e Norte Pioneiro ainda podem registrar temperaturas acima dos 30°C, especialmente em cidades como Maringá, Paranavaí e Londrina, o Sul do estado e áreas próximas à divisa com outros países não chegarão a 20°C na parte da tarde.
O meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, explica que, com a chegada da frente fria, a nuvem aumentará em todo o Paraná. Contudo, as temperaturas ainda podem subir um pouco nos Campos Gerais e na RMC nesta quinta, mudando apenas na madrugada de sexta-feira, quando a queda nas temperaturas e a possibilidade de instabilidades começam a ser sentidas.
Quanto às chuvas, espera-se que sejam mais intensas nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, com a possibilidade de trovoadas localizadas. Na sexta-feira, a chuva continuará nas áreas centrais, incluindo os Campos Gerais e a RMC, embora a maioria das cidades receba precipitações de fraca intensidade. Furlan ressalta que, na metade Sul do estado, as chuvas podem exceder 50 milímetros entre quinta e sábado.
O fim de semana trará um aumento nas instabilidades, especialmente na região Leste do Paraná, com chuvas persistentes de fraca a moderada intensidade. As temperaturas deverão ficar baixas, com pouca variação entre a mínima e a máxima na metade Sul. Em Foz do Iguaçu, a quinta-feira começou com 20,8°C e deve atingir 25°C à tarde, enquanto na sexta as temperaturas devem variar entre 13°C e 19°C. Palmas registrou 15,1°C de manhã, com máxima de 23°C à tarde, podendo ficar entre 9°C e 18°C no sábado.
Em Curitiba, a manhã começou com 15,5°C, alcançando 26°C à tarde, mas no sábado as temperaturas não devem passar de 12°C. Antonina, por sua vez, amanheceu com 17°C, chegando perto dos 30°C à tarde, mas a mínima na sexta pode ficar entre 14°C e 18°C, e no sábado entre 12°C e 14°C.
No Norte do Paraná, as temperaturas seguirão altas, com máximas em torno dos 30°C até sábado, e chuvas esperadas serão escassas e localizadas, afetando bairros diferentes dentro das mesmas cidades. Furlan aponta que, nesta região, os acumulados de chuva serão muito baixos em comparação com o que se espera na metade Sul do estado.
O Simepar, que conta com 120 estações meteorológicas automatizadas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas, fornece informações meteorológicas para diversas instituições, auxiliando na resposta a situações climáticas extremas, como alagamentos e incêndios. Para acompanhar a previsão do tempo detalhadamente, os cidadãos podem acessar o site do Simepar, que oferece atualizações diárias para todos os 399 municípios paranaenses.