CNJ avalia Poder Judiciário até 14 de novembro

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está promovendo a 2ª edição da Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro. O objetivo é reunir opiniões de cidadãos que utilizaram serviços judiciais nos últimos cinco anos, assim como de profissionais da área, incluindo defensores públicos e advogados. O levantamento, que pode ser respondido até o dia 14 de novembro, é realizado exclusivamente online.
A pesquisa busca entender como as pessoas percebem o acesso à Justiça, a tramitação dos processos e a utilização de tecnologia nos serviços judiciais. Essas informações são importantes para ajudar a planejar melhorias no sistema judiciário, de acordo com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026.
Os questionários deste ano trazem novas questões sobre serviços recentes, como o sistema de consulta unificada de processos, e também incluem perguntas abertas, permitindo que os participantes compartilhem suas opiniões detalhadamente sobre o funcionamento do Judiciário.
A participação é voluntária e o CNJ convida todos os cidadãos que acessaram a Justiça nesse período a contribuírem para essa iniciativa. O acesso ao formulário pode ser feito pelo site do CNJ.
Com esses dados, espera-se avaliar a eficácia dos serviços prestados e propor ações que tornem o sistema judiciário mais eficiente e acessível a todos.