Bruninho se submete a cirurgia de quatro horas em Porto Alegre

Bruno Vinícius Troiani Teixeira, conhecido como Bruninho, passou por uma cirurgia de quatro horas para a implantação de um marca-passo cerebral, no dia 12 de outubro. O procedimento ocorreu no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e teve início às 9h15, com término às 13h15, no horário de Brasília.
Durante a cirurgia, foram implantados dois eletrodos no núcleo do tálamo cerebral de Bruno, com a expectativa de que eles sejam conectados no dia seguinte, 13 de outubro. O marca-passo cerebral, conhecido tecnicamente como estimulação cerebral profunda (DBS), tem como objetivo controlar as convulsões que o menino enfrenta diariamente.
Bruninho, que vive em Cruzeiro do Sul, Acre, ficará internado na UTI até pelo menos a tarde do dia seguinte à cirurgia. Seu pai, Marcus Vinicius Girado Teixeira, informou que ainda não há uma previsão para sua alta.
A equipe médica que participou da cirurgia era composta por 12 profissionais, incluindo médicos cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e técnicos. Entre os cirurgiões estavam Paulo Franceschini, Helio Alencar, Arthur Pereira Filho, Nelson Pereira Filho e Gustavo de Davi.
Bruninho, de 11 anos, é portador de uma mutação genética rara associada ao gene KCNQ5, além de ter um espectro autista severo e epilepsia incontrolável, que resulta em crises e convulsões frequentes. O implante cerebral tem a expectativa de redução nas crises epiléticas que afetam o menino.
O custo do procedimento foi superior a R$ 400.000,00, coberto em parte pelo plano de saúde, após uma decisão judicial. Além disso, o cantor Gusttavo Lima e uma vaquinha organizada na comunidade de Cruzeiro do Sul ajudaram a arrecadar fundos para o tratamento.