DPE registra cães e gatos gratuitamente em Boa Vista nesta sexta

A Carreta dos Direitos, da Defensoria Pública de Roraima, realizará um cadastramento gratuito de cães e gatos no novo sistema nacional chamado SinPatinhas. Este evento acontecerá nesta sexta-feira, dia 17, das 8h às 14h, no Palco Aderval da Rocha Ferreira, que fica em frente à Praça Germano Sampaio, no bairro Pintolândia.
Para participar da ação, os responsáveis pelos animais devem levar os seguintes documentos: RG, CPF, além de informações sobre o pet, como nome, raça, data de nascimento, cor e local de nascimento. Também é necessário apresentar uma foto digital do animal e ter uma conta ativa no Gov.br.
O SinPatinhas visa promover a identificação e a proteção de animais domésticos, contribuindo para o bem-estar deles e para a comunidade. O defensor público-geral de Roraima, Oleno Matos, enfatizou a importância do projeto, afirmando que cuidar dos animais é um reflexo do cuidado com as pessoas.
Além dos responsáveis por animais de estimação, podem se cadastrar médicos-veterinários, clínicas e hospitais veterinários, ONGs e protetores independentes. O objetivo do SinPatinhas é reunir dados que ajudem a implementar políticas públicas voltadas para o bem-estar animal, como programas de castração, vacinação, microchipagem e ações contra o abandono e maus-tratos.
No mesmo dia, os cidadãos também terão a oportunidade de acessar serviços nas áreas cível e criminal, assim como receber orientações sobre mediação de conflitos. É o último dia para quem precisa de documentos essenciais, como a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.
Diversos órgãos estarão presentes no evento, oferecendo atendimentos e informações. Entre eles, estão o Instituto de Identificação Odílio Cruz da Polícia Civil, Receita Federal, INSS, Correios, Coede, TRT e Justiça do Trabalho.
Para ser atendido pela Defensoria Pública, o cidadão deve apresentar um documento oficial com foto (como RG ou CNH), CPF, comprovante de residência e comprovante de renda, além de documentos relacionados à sua demanda, como contratos ou laudos médicos.
A ação representa uma oportunidade importante para a comunidade, combinando serviços essenciais de cidadania com o cuidado e proteção dos animais de estimação.