XAI de Musk demite centenas de funcionários envolvidos no Grok

A empresa xAI, fundada por Elon Musk, demitiu pelo menos 500 funcionários de sua equipe de anotação de dados na noite de sexta-feira. Os trabalhadores foram informados por e-mails que a empresa mudaria seu foco, priorizando a contratação de tutores de IA especialistas em relação aos tutores generalistas.
O comunicado enviado aos empregados detalhava que, após uma revisão das iniciativas de Dados Humanos, a empresa decidiu acelerar a expansão de seus tutores especialistas, levando à redução das posições de tutores generalistas. A partir de então, a maioria das vagas para tutores generalistas seria eliminada, inseguros quanto ao futuro de suas funções.
Os funcionários receberam a informação de que seriam pagos até o final de seus contratos ou até o dia 30 de novembro. No entanto, o acesso a sistemas da empresa seria interrompido imediatamente após o aviso de demissão.
A equipe de anotação de dados da xAI era a maior dentro da empresa, e desempenhava um papel fundamental no desenvolvimento do chatbot Grok, educando a ferramenta sobre como entender e classificar dados brutos. Na tarde de sexta-feira, o principal grupo de comunicação usado por esses trabalhadores contava com mais de 1.500 integrantes. Contudo, esse número caiu para pouco mais de 1.000 durante a cobertura da notícia.
Enquanto isso, um porta-voz da xAI indicou que a empresa planejava expandir a equipe de tutores especialistas em até dez vezes e compartilhou um link com novas vagas disponíveis.
As demissões ocorreram em meio a uma reorganização que vinha sendo sinalizada dias antes. Vários funcionários de alto escalão da equipe de anotação tiveram suas contas no Slack desativadas recentemente. Em seguida, trabalhadores foram convocados para reuniões individuais, onde revisaram suas responsabilidades e conquistas. Durante essas reuniões, foram questionados sobre colegas que mereciam reconhecimento por seu trabalho.
Na quinta-feira, a companhia anunciou a necessidade de reestruturação da equipe de anotação de dados, solicitando que alguns funcionários deixassem suas atividades para se dedicarem a uma série de testes que determinariam suas futuras funções na empresa. Os resultados serviriam para categorizar os anotadores com base em suas habilidades e interesses.
Os testes abordavam áreas tradicionais como STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), finanças, medicina e também tópicos mais específicos relacionados ao comportamento do Grok. Os colaboradores foram instruídos a realizar pelo menos um teste até a manhã de sexta-feira, e a participação gerou um retorno significativo, com mais de 200 respostas positivas e diversas perguntas.
Alguns trabalhadores expressaram descontentamento com o curto prazo estabelecido para a realização dos testes, considerando inadequado que isso ocorresse após o horário de expediente. Um deles reportou que sua conta no Slack foi desativada logo após enviar essa mensagem.
A situação na xAI continua a evoluir à medida que a empresa implementa suas novas estratégias e busca adaptar sua força de trabalho às demandas de mercado.