Starlink enfrenta reclamações sobre suporte e instalação

Consumidores que adquiriram ou têm interesse em produtos da Starlink, a empresa de internet via satélite criada pela SpaceX, enfrentam dificuldades para contatar o suporte da empresa.
Para acessar o suporte, os usuários precisam fazer login em suas contas no site oficial da Starlink. Essa conta só pode ser criada durante a compra de um produto, o que exige a inserção de informações pessoais, como endereço de entrega e número do cartão de crédito. A empresa oferece um contato para quem não consegue acessar a conta, focando em problemas relacionados ao login, à ativação do kit ou à entrega do pedido.
O suporte telefônico está disponível pelo número 0800-5912412. Entretanto, ao ligar, os usuários são direcionados a resolver a situação pelo site ou aplicativo, onde devem abrir um chamado de suporte. A equipe também permite que o cliente solicite um retorno da ligação, mas essa opção pode demorar de 48 a 72 horas e não está disponível para quem não paga mensalmente pelo serviço.
A Starlink informa que os clientes precisam abrir um protocolo no suporte para solicitar uma ligação. A empresa oferece um mês de teste para aqueles que não ficarem satisfeitos com o serviço. Se o produto não atender às expectativas, basta retornar o kit, e o reembolso de 100% será feito assim que o item chegar à empresa. O prazo para o reembolso é de dez a quinze dias úteis.
Atualmente, os preços dos produtos variam de acordo com promoções que mudam frequentemente. O modelo G3 Padrão custa R$ 2.400, enquanto o Kit Mini está em promoção até o dia 30 de setembro, com o preço reduzido de R$ 1.799 para R$ 1.200. Além disso, a assinatura mensal do serviço residencial está com desconto, passando de R$ 235,52 para R$ 190.
Consumidores têm relatado problemas com o atendimento. O analista de sistemas Fabio Machado, de 47 anos, comprou as antenas mini e padrão, mas não conseguiu desbloqueá-las. Ele afirma que, apesar de ter tentado contato pela plataforma da Starlink, não obteve a ajuda necessária a partir de certa fase do processo. Já o músico e agente comunitário, Isaias Lopes Batista, de 37 anos, também expressou insatisfação com o suporte após adquirir a Starlink Mini. Segundo ele, teve dificuldades com a fonte do aparelho e precisou buscar soluções por conta própria, pois não obteve auxílio adequado da empresa.
Dados da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, indicam que foram registradas 21 reclamações sobre dificuldade de atendimento da Starlink neste ano. O Procon-SP, por sua vez, contabilizou 29 queixas gerais no mesmo período. A Starlink é classificada como uma prestadora de pequeno porte, o que significa que seu atendimento deve ser gratuito e funcionar por, pelo menos, oito horas ininterruptas durante os dias úteis.
Os consumidores têm direito a um número de protocolo e a receber respostas para suas solicitações em até dez dias, com a obrigação de atender reclamações em sete dias. A Anatel ressalta que é responsabilidade da prestadora comunicar de forma clara e objetiva as opções de atendimento disponíveis.
O Procon-SP também orienta que os consumidores devem se certificar da credibilidade do fornecedor, especialmente ao comprar serviços de empresas estrangeiras. É fundamental verificar o contrato para entender todas as condições, como cobertura e valores, além de guardar toda a documentação relacionada à compra.
Caso o contato com a empresa não seja bem-sucedido, os consumidores podem recorrer a órgãos de defesa do consumidor. Em São Paulo, o Procon-SP aceita reclamações pelo site ou presencialmente em postos conveniados.
Para adquirir um produto da Starlink, o processo segue os seguintes passos: primeiro, verificar se o serviço está disponível na sua região através do site. Em seguida, fazer o login no site ou app da Starlink, escolher o kit desejado, preencher os dados e aguardar a confirmação do pedido.
Para a instalação da antena, o usuário deve acessar o site de configuração, informar seu identificador ou número de série do kit, escolher as opções de conta e plano, conectar os cabos nas tomadas e posicionar a antena em um local com visão livre do céu.