Notícias Agora

Mulheres indianas flagradas em furto questionam impacto no H-1B

Duas mulheres indianas foram detidas nos Estados Unidos por furtar produtos de um supermercado em Nova Jersey. O vídeo da prisão, ocorrido em março de 2024, foi amplamente compartilhado recentemente, reavivando discussões sobre furtos cometidos por cidadãos indianos no país.

As mulheres, uma originária de Hyderabad e a outra de Guntur, estavam nos Estados Unidos para estudar no Instituto de Tecnologia Stevens. Durante o incidente, elas foram abordadas ao tentarem sair do ShopRite, em Hoboken, sem pagar por 27 itens, que somavam um total de 155,61 dólares. Elas haviam pago apenas por dois produtos.

Após a abordagem, as mulheres foram informadas de que seriam presas e levadas à delegacia. Em uma tentativa de defender suas ações, alegaram que esqueceram de pagar e mencionaram que tinham um “saldo limitado” em suas contas, justificativas que não foram aceitas pela polícia. Mesmo dispostas a pagar o valor total dos produtos, inclusive uma delas oferecendo pagamento em dobro, foram obrigadas a assinar um documento que as proibia de retornar ao estabelecimento.

Durante a detenção, uma das mulheres questionou os policiais se a prisão afetaria suas chances de conseguir um visto H-1B, crucial para profissionais estrangeiros que desejam trabalhar nos Estados Unidos. O policial confirmou que a detenção seria um fator negativo, pois apareceria em suas informações pessoais.

Embora o ocorrido tenha sido há mais de um ano, o vídeo da prisão reacendeu o debate após outros incidentes similares, como o de uma mulher indiana presa por roubar produtos avaliados em 1.300 dólares de uma loja Target em Illinois.

O caso das duas estudantes reforça preocupações sobre as implicações legais que podem enfrentar ao buscar oportunidades profissionais nos Estados Unidos após um envolvimento com a lei.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo