Laura Cardoso, 98 anos: cinco grandes papéis da atriz brasileira

Laura Cardoso, uma das grandes figuras da teledramaturgia brasileira, completa 98 anos neste sábado, 13 de outubro. Ela é reconhecida como a atriz mais longeva do país, com uma carreira que abrange quase um século, na qual dedicou a maior parte de sua vida à atuação. Cardoso tem um impressionante currículo com mais de 100 trabalhos, incluindo 65 novelas, além de participações em séries e filmes. Mesmo com a idade avançada, a atriz continua ativa no meio artístico. Recentemente, ela foi protagonista do filme “Dona Rosinha”, que retrata uma história real sobre o abandono de idosos.
Fora do cenário televisivo, Laura mantém um contato com os fãs através das redes sociais, geridas por seu bisneto, Fernando Faria. Para celebrar seu aniversário, destacamos cinco de suas atuações mais memoráveis.
Em “Mulheres de Areia” (1993), Laura interpretou Isaura, a mãe das gêmeas Ruth e Raquel, desempenhadas por Glória Pires. A figura de Isaura se destacou como uma fonte de emoção na trama, especialmente pela sua luta para proteger Raquel, a irmã considerada “má”. A personagem foi complexa, ao encobrir o infortúnio que ocorreu com as irmãs após um acidente no mar.
Na novela “A Viagem” (1994), também escrita por Ivani Ribeiro, ela deu vida a Dona Guiomar. Durante a história, sua personagem foi possuída pelo espírito de Alexandre, o que transformou sua relação com o genro, Raul, interpretado por Miguel Falabella. Em um momento desafiador de sua vida, Laura teve que realizar uma cirurgia e, mesmo assim, gravou cenas do hospital, mostrando sua dedicação ao trabalho.
Laura também se destacou no cinema com o filme “Através da Janela” (2000), dirigido por Tatá Amaral. Nessa produção, ela interpretou Selma, uma enfermeira aposentada que enfrenta a difícil realidade de ver seu filho, Raimundo, se distanciar dela. A relação profundamente complexa entre mãe e filho tornou essa atuação um dos momentos mais impactantes de sua trajetória.
Na novela “Caminho das Índias” (2009), escrita por Glória Perez, Laura viveu Laksmi Ananda, uma matriarca da família indiana. A personagem, que defendia rigidamente os costumes tradicionais, como os casamentos arranjados, ganhou notoriedade pelos conflitos que gerou com suas noras e netas, colocando em evidência o talento da atriz.
Mais recentemente, em “O Outro Lado do Paraíso” (2017), Laura, aos 90 anos, interpretou Caetana, uma ex-prostituta que administrava um bordel na fictícia Pedra Santa. Originalmente, a personagem morreria na primeira fase da novela, mas Laura fez um pedido ao autor Walcyr Carrasco para permanecer na trama, o que foi atendido. Assim, a cena de sua morte foi substituída por uma nova, onde Caetana se mudava para viver com a filha.
Laura Cardoso é um ícone da cultura brasileira, e sua carreira e legado continuam a inspirar e emocionar gerações.