Automotivo

VW Tiguan 2026 em testes no Brasil deve ser lançado em setembro na Argentina

O novo Volkswagen Tiguan já está em testes no Brasil e promete ser um dos lançamentos mais aguardados. Com estreia confirmada na Argentina para 23 de setembro, essa terceira geração do SUV vai manter seu posto como o modelo mais caro da Volkswagen por lá, ficando acima do Taos. A grande novidade? A versão AllSpace, com sete lugares, foi eliminada. Agora, o Tiguan chega com apenas cinco assentos.

Esse modelo será importado do México, o que facilita a competitividade, pois a marca se beneficia de um acordo comercial que isenta tarifas de importação. Enquanto isso, o Taos também sofreu mudanças. A produção local na Argentina foi encerrada, e ele agora virá do México, já com uma nova cara.

Recentemente, leitores em Buenos Aires conseguiram flagrar o Tiguan 250 TSi. A julgar pelas imagens, ele traz um motor 1.4 turbo de 150 cv e torque de 25,5 kgfm, combinado com um câmbio automático e tração dianteira. Para quem curte um estilo mais esportivo, a Volkswagen vai oferecer a versão R-Line, que promete rodas maiores e um visual mais arrojado.

O Tiguan é construído na plataforma MQB Evo, a mesma que deu vida ao Golf VIII. Ele agora se torna um produto global, abandonando a diferenciação de modelos para cada mercado. A versão anterior tinha a AllSpace exclusiva para a América do Sul; agora, a lógica é simplificar a linha e oferecer sempre cinco assentos, igual ao que já rola na Europa e Ásia.

Nos principais mercados, o Tiguan apresenta uma bela variedade de motores, incluindo opções a gasolina, híbridas e a diesel, com potências que vão de 130 a 272 cv. O modelo pode contar com tração 4Motion em versões mais sofisticadas, mas por enquanto, os preços e equipamentos na Argentina serão divulgados oficialmente no lançamento.

No Brasil: SUV Chegando Após uma Onda de Esportivos

Aqui no Brasil, a estreia do Tiguan vai rolar após uma série de lançamentos de esportivos que a Volkswagen tá preparando. Vão ter novidades como o Nivus GTS e o Golf GTI, com o Jetta GLI assumindo o palco em outubro. Enquanto isso, a geração anterior do Tiguan, sempre na configuração AllSpace R-Line 2.0 300 TSI, continua à venda, com um precinho começando em R$ 303.990.

Com a redução para cinco lugares, o Tiguan ganha um novo espaço no portfólio da marca. O foco muda para o refinamento, enquanto a versatilidade de sete lugares fica com o SUV Tayron, que já aparece na Europa e Ásia. Nesse jogo de SUV, não podemos esquecer das disputas diretas: o Tiguan contra o Compass, e o Tayron lado a lado com o Jeep Commander, cada qual com suas características e charme.

Motorização e Finalizações

Nos Estados Unidos, o Tiguan chega com motor 2.0 turbo de 204 cv, câmbio automático de oito marchas e opções de tração dianteira ou integral. Já no México, eles têm a opção do motor 1.4 TSI, abrangendo um público maior. Mas e aqui no Brasil? A expectativa fica no ar sobre como a Volkswagen vai posicionar esse SUV no mercado, especialmente considerando que o modelo sempre teve motorização 2.0 turbo desde suas origens.

É um ótimo momento para os apaixonados por carros ficarem de olho nas novidades que vêm por aí. Sempre bom lembrar: às vezes, um SUV não é só um carro, é uma extensão da nossa vida. Então, vamos nos animar com a chegada do novo Tiguan!

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo