Volvo vai lançar ES90 no Brasil em 2026 para concorrer com BMW e Porsche

O Volvo ES90, o primeiro sedã 100% elétrico da marca sueca, está a caminho do Brasil e deve desembarcar por aqui no segundo semestre de 2026. Além de estiloso, com um design que mistura sofisticação e tecnologia de ponta, ele promete ser uma grande aposta da Volvo para competir com potências como BMW i5, Mercedes EQE e Audi e-tron GT no segmento premium.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Quando foi apresentado no exterior no início deste ano, o ES90 chamou atenção pelo formato fastback e linhas aerodinâmicas. Com seus 5 metros de comprimento e 3,10 metros de entre-eixos, ele não passa despercebido. A altura livre de 18 cm é um detalhe que faz diferença, principalmente em ruas esburacadas. As rodas podem ser de até 22 polegadas, e os faróis com o icônico design “Martelo de Thor” são um charme à parte. Na traseira, as lanternas divididas têm um toque moderno, acompanhadas de luzes de LED bem posicionadas.
Dentro do carro, o minimalismo marca presença, em linha com os modelos EX30 e EX90. A central multimídia, com tela vertical de 14,5 polegadas, é superinteligente e usa o sistema Android Automotive. Com apps como Spotify e Google Maps integrados, você não vai perder tempo procurando rotas ou paradas para recarga. E para quem curte ter tudo na palma da mão, há uma tela de 9 polegadas logo à frente do volante, que serve como painel.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Uma das principais inovações do ES90 é sua arquitetura elétrica de 800 volts. Isso significa que o carro consegue um carregamento ultrarrápido em estações de até 350 kW. Em apenas 10 minutos, dá para recuperar até 300 km de autonomia. Isso vai facilitar muito na hora de pegar aquela estrada mais longa, né? Afinal, quem não gostaria de parar para um café e já voltar com bastante bateria?
Ele tem duas opções de bateria: uma de 92 kWh, que promete até 650 km de autonomia, e outra de 106 kWh, que chega a impressionantes 700 km. A versão com tração traseira tem cerca de 333 cv e vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Se você optar pela tração integral, está entregando 449 cv, com uma aceleração que chega a 5,5 segundos. E para os fãs de performance, tem uma variante com 680 cv que faz esse sprint em apenas 4 segundos. Acelerar num carro assim deve ser uma verdadeira experiência de adrenalina!
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
No Brasil, o ES90 terá três versões disponíveis. A primeira é a com tração traseira de 329 cv, seguida pela versão integral de 442 cv e, por último, a Performance, com impressionantes 670 cv. A bateria de 106 kWh será a principal entre nós, oferecendo cerca de 102 kWh utilizáveis.
Com um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,25, esse modelo também se destaca pela eficiência e pelo espaço interno. O porta-malas tem capacidade de 733 litros, somando os compartimentos dianteiro e traseiro. Os preços ainda não foram revelados, mas devem ficar na mesma faixa do SUV EX90, que está previsto para chegar no final de 2025, com valores a partir de R$ 850 mil.
Atualmente, a Volvo lidera entre os elétricos premium no Brasil com os modelos XC40 e C40 Recharge. O ES90 promete ser um marco na estratégia de eletrificação total da marca até o final da década, unindo desempenho, luxo e tecnologia de ponta. Outras montadoras, como a Geely, estão de olho nesse mercado e também fazem suas jogadas por aqui.
É sempre interessante ver como as montadoras estão se adaptando e inovando, especialmente com a crescente demanda por veículos elétricos no Brasil. A expectativa é alta para o ES90 e tudo que ele pode trazer para o cenário automotivo nacional.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE