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Volkswagen Tera: vale a pena a versão de entrada por R$ 103.990?

O Volkswagen Tera MPI chegou com um preço inicial de R$ 103.990, depois de uma promoção que deixou as primeiras 999 unidades por R$ 99.990. Este novo SUV compacto da VW tem um bom pacote de segurança e tecnologia. Entre os destaques, estão a frenagem autônoma de emergência, seis airbags e uma central multimídia de 10,1 polegadas. Por outro lado, o motor 1.0 aspirado e o acabamento mais simples podem deixar a desejar para quem busca mais potência e sofisticação.

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Quando comparamos com os concorrentes, o único que também oferece motor 1.0 aspirado é o Citroën Basalt, mas o Tera se destaca com mais itens de série. Em relação ao Fiat Pulse (R$ 102 mil) e ao Renault Kardian (a partir de R$ 112 mil), o Tera MPI brilha na tecnologia, mesmo custando menos. Porém, ele perde em desempenho e espaço interno, além de ter um acabamento mais simples.

Equipamentos de Segurança e Tecnologia

Mesmo sendo a versão mais econômica, o Tera MPI vem com equipamentos que geralmente aparecem em modelos mais caros. Ele tem frenagem autônoma, detector de fadiga, piloto automático, seis airbags, sensores de ré e controle de estabilidade e tração. Sem contar a central multimídia que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, tudo isso de série. O painel digital também vem incluído, algo raro nesta faixa de preço.

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Na parte externa, o visual moderno é um atrativo à parte. Os faróis são full-LED e ele conta com lanternas com efeito “click-clack” e um rack de teto que é funcional. As rodas são de aço com calotas, evidenciando sua proposta acessível. Pelo menos, os retrovisores e maçanetas vêm pintados na cor da carroceria. Por dentro, os bancos são de tecido, e o acabamento das portas e do painel é todo em plástico rígido.

Desempenho e Conforto

O motor 1.0 aspirado de três cilindros entrega até 84 cv com etanol e vem com um câmbio manual de cinco marchas. É o mesmo conjunto utilizado no Polo Track. A Volkswagen afirma que o Tera MPI vai de 0 a 100 km/h em 14,3 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 162 km/h. O consumo é razoável: 13,2 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada, sempre com gasolina segundo o Inmetro.

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Com 4,15 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,57 m, o Tera acomoda bem adultos de até 1,75 m no banco traseiro. Mas atenção, ele não tem entradas USB nas traseiras. O porta-malas, com 350 litros de capacidade no padrão VDA, fica atrás de concorrentes como o Renault Kardian (410 litros) e próximo do Fiat Pulse (370 litros).

O Estreante no Mercado

A Volks está investindo na versão MPI para atrair não só o consumidor final, mas também frotistas. Atualmente, essa versão já representa 20% das vendas do Tera. Feito em Taubaté (SP), o modelo utiliza a plataforma MQB-A0, com a intenção de repetir o sucesso do Polo Track, entregando um SUV acessível e bem equipado.

Até julho, o Pulse já vendeu 2.724 unidades, mostrando um crescimento de 17% em comparação com o mês anterior. No total, já são 22.988 unidades emplacadas em 2025.

E a movimentação do Volkswagen Tera é impressionante. O modelo já vendeu 1.686 unidades no início de julho e, em menos de uma hora após seu lançamento, registrou 12 mil reservas. Ao final de junho, ele ocupava a 14ª posição no ranking da Fenabrave, com 2.555 emplacamentos.

O Tera MPI oferece um pacote muito interessante em termos de segurança e conectividade por um preço acessível. É uma boa opção para quem quer um SUV moderno e com bons equipamentos, sem extrapolar o orçamento. Claro, seu desempenho e os materiais simples podem ser pontos que pesam, mas para quem busca um SUV compacto que entrega bastante por algo em torno dos R$ 100 mil, é uma opção a se considerar.

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Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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