Volkswagen descontinua o Touareg, seu primeiro SUV de luxo

Acabou, galera. Depois de mais de 20 anos rodando nas ruas, o Volkswagen Touareg vai se despedir do mercado. Desde seu lançamento em 2002, foram cerca de 1,2 milhão de unidades vendidas. E para marcar esse adeus, a Volkswagen preparou uma série especial, chamada “Final Edition”.
O Touareg, que surgiu de uma parceria entre Volkswagen, Audi e Porsche, foi desenhado para conquistar o segmento de SUVs de luxo, mesmo que a marca seja mais conhecida por seus modelos generalistas. Era uma aposta ousada para entrar de vez nesse mercado.
Para celebrar essa despedida, a VW vai oferecer um pacote opcional para todas as versões vendidas na Alemanha. O que inclui? Basicamente, plaquetas internas com a inscrição “Final Edition” nas soleiras e no painel. Não é exatamente um espetáculo de despedida, mas é um lembrete do legado que o modelo deixa.
Mas será que é realmente o fim? Um trecho do comunicado da VW dá essa esperança. Eles mencionam que é o fim do “modelo com motor a combustão do Touareg”, o que deixa uma portinha aberta para um futuro elétrico. Quem sabe um ID. Touareg não aparece por aí?
Enquanto isso, outros SUVs da mesma plataforma seguem firmes e fortes. O Porsche Cayenne, por exemplo, vai continuar a ser produzido até 2030, assim como o Audi Q7, que está numa nova fase. E a Lamborghini não soltará o Urus de jeito nenhum, com uma nova geração híbrida esperada para 2029. A vida continua!
Modelo foi vendido no Brasil até 2019
Aqui no Brasil, o Touareg teve sua trajetória encerrada em 2019, após duas gerações. A decisão não foi por falta de qualidade, mas uma combinação de fatores como a queda na demanda por modelos de luxo de marcas não-premium, a alta do dólar e o preço que competia diretamente com os irmãos Audi Q7 e Porsche Cayenne. O cenário se tornou complicado.
Nos EUA, a história foi parecida: o Touareg saiu de cena em 2017, dando espaço ao Atlas, um SUV mais espaçoso e acessível. Assim, o Touareg continuou sua jornada na Europa, China e Oriente Médio, mas as vendas estavam em queda.
É uma pena ver um carro que passou por tantas estradas se despedir, mas o mundo automotivo é cheio de surpresas. E quem sabe, logo logo, o nome Touareg possa voltar, mas dessa vez, em uma nova era elétrica.