Automotivo

Renault Oroch é autorizado a operar como táxi em Fortaleza

Fortaleza agora ganhou um novo capítulo no transporte de passageiros: as picapes estão liberadas para rodar como táxis! Seguindo o exemplo de cidades como Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo, a regulamentação começou a valer em agosto deste ano. E quem está na ponta da lança nessa novidade é a popular Renault Oroch, que foi incluída na frota local com algumas regrinhas bem específicas.

Para quem está pensando em embarcar nessa, a nova lei estipula que o peso total do veículo não pode ultrapassar uma tonelada. Além disso, é necessário garantir que a carroceria ofereça segurança: capota impermeável e uma rede para fixação das bagagens são essenciais. E, claro, os veículos devem seguir a identificação tradicional dos táxis que já estamos acostumados a ver pelas ruas.

Uma boa notícia é que os taxistas vão poder adquirir a Oroch zero quilômetro com isenções de IPI, ICMS e IPVA. Isso dá um alívio no bolso e ainda permite que eles rodem com um carro novinho em folha! A picape tem capacidade de carga de até 680 kg, oferecendo muito mais espaço comparado aos sedãs e hatchbacks que dominam o mercado.

Falando em medidas, a Renault Oroch 2025 não decepciona: com 4.719 mm de comprimento, 1.834 mm de largura e 1.695 mm de altura, ela ainda tem uma caçamba de 683 litros. A distância entre-eixos é de 2.829 mm, garantindo conforto e estabilidade tanto para os passageiros quanto para as bagagens, algo que todo motorista que já encarou uma viagem longa sabe o quanto é importante.

Mergulhando mais no desempenho, as versões Pro, Intense e Iconic vêm com motor flex 1.6 de quatro cilindros, proporcionando até 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque. O câmbio é manual de seis marchas, e você consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos. Quem gosta de velocidade sabe como esses números fazem diferença na hora de ultrapassar na estrada.

A versão Pro, por exemplo, já traz um bom pacote de equipamentos: ar-condicionado manual, freios ABS, piloto automático, direção assistida e bancos de tecido. E uma das vantagens que aparecem com essa nova autorização, de acordo com Emanuella Guimarães, gerente da Jangada Renault, é que isso valoriza os taxistas e moderniza a frota. Afinal, conforto, robustez e versatilidade são chaves para uma experiência de viagem tranquila.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo