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Você sabe ler o “RG” dos pneus? Conheça o código que esconde tudo

Na hora de trocar os pneus, muita gente se preocupa apenas com o preço, a marca ou a aparência do produto. Mas existe um detalhe importantíssimo, muitas vezes ignorado, que pode fazer toda a diferença na sua segurança e no desempenho do carro: o código de fabricação do pneu.

Esse código, que fica gravado na lateral do pneu, funciona como uma espécie de “RG”, revelando exatamente quando o pneu foi produzido. Mais do que uma simples data, essa informação ajuda a evitar a compra de pneus antigos, que mesmo com aparência de novos, podem oferecer riscos nas estradas.

A seguir, você vai entender como ler esse código, por que ele é tão importante e como utilizá-lo para fazer uma compra segura e inteligente.

Entenda “ler” o seu pneu

Onde fica o código de fabricação do pneu?

O código de fabricação está localizado na lateral do pneu, dentro de uma sequência chamada DOT (Department of Transportation). Essa inscrição pode vir em alto-relevo e fica próxima à borda da roda.

Você vai encontrar algo parecido com isso:
DOT YJ8R 1DHR 3223

Para o consumidor, o que realmente importa são os quatro últimos dígitos — no exemplo acima, 3223.

Esses números revelam a data de fabricação do pneu e são o principal indicativo da sua idade.

Como interpretar o código e descobrir a idade do pneu

A leitura do código é bastante simples:

  • Os dois primeiros números indicam a semana de fabricação.
  • Os dois últimos números mostram o ano de fabricação.

No exemplo 3223:

  • 32: o pneu foi fabricado na 32ª semana do ano.
  • 23: o ano de fabricação foi 2023.

Ou seja, esse pneu foi produzido por volta de agosto de 2023. Com essa informação, é possível saber exatamente há quanto tempo o pneu está armazenado ou rodando — o que é essencial na hora da compra.

Por que a data de fabricação é tão importante?

Muita gente não sabe, mas o pneu começa a envelhecer mesmo sem ser usado. A borracha perde flexibilidade com o tempo, pode ressecar, trincar e comprometer a aderência e a segurança nas pistas.

Os fabricantes geralmente recomendam:

  • Evitar o uso de pneus com mais de 5 anos de fabricação, mesmo que nunca tenham sido utilizados.
  • Após 5 anos de uso, fazer inspeções frequentes com um profissional.

Portanto, um pneu aparentemente novo, mas com fabricação antiga, já pode estar fora das condições ideais de segurança.

Como o código ajuda a escolher o pneu ideal

Saber ler o código de fabricação traz vários benefícios na hora da compra:

1. Segurança garantida

Pneus fabricados recentemente têm melhor aderência, principalmente em pisos molhados, e oferecem maior estabilidade ao dirigir.

2. Maior vida útil

Comprando um pneu novo de fato (com fabricação recente), você aproveita o máximo de sua durabilidade e adia a necessidade de uma nova troca.

3. Compra transparente

Infelizmente, algumas lojas ainda vendem pneus com fabricação antiga como se fossem novos. Conhecendo o código, você evita cair em golpes e protege seu investimento.

Dica extra: outras informações que você deve conferir na lateral do pneu

Além do código de fabricação, observe também:

  • Medidas do pneu (ex.: 195/55 R15);
  • Índice de carga e velocidade (ex.: 85H);
  • Tipo de uso (passeio, SUV, carga, etc.);
  • Selos de qualidade e homologações.

Se restar qualquer dúvida, o ideal é consultar o manual do seu veículo ou pedir orientação a um profissional de confiança.

Leia também:

Informação é segurança na estrada

Aprender a ler o código de fabricação do pneu é um pequeno detalhe que pode trazer grandes benefícios. Mais do que uma questão técnica, é um cuidado com a sua segurança, a durabilidade do seu veículo e o seu bolso.

Na próxima troca de pneus, lembre-se: não basta olhar apenas para o preço — olho também na data de fabricação.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

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