Lamborghini Temerario Super Trofeo remove motor elétrico para acelerar

Os supercarros e hipercarros não são mais os mesmos. Até marcas renomadas como Ferrari e Porsche estão se rendendo à eletrificação. Mas a Lamborghini ainda acredita que existe espaço para a adrenalina pura dos motores. Recentemente, eles revelaram o novíssimo Temerario Super Trofeo, uma máquina que promete trazer de volta a essência dos bólidos de outrora, mas com uma pegadinha: ele é só para pista.
O Temerario Super Trofeo não tem a menor intenção de rodar nas ruas. É um carro projetado exclusivamente para competições, mantendo o motor a combustão sem qualquer assistência elétrica. Hoje em dia, com a eletrificação dominando, isso se tornou uma verdadeira raridade. A Lamborghini deixa claro: “Nem todos os carros com nosso emblema combinam motores elétricos e a combustão.”
Um V8 Para As Pistas
Por dentro, o Super Trofeo foi moldado para a série de corridas Lamborghini Super Trofeo, que começou em 2009. Enquanto os antigos Gallardo e Huracán Super Trofeo apostavam em motores V10 aspirados, o novo modelo é equipado com um V8 biturbo que entrega 641 cv. Isso é 148 cv a menos que o conhecido modelo híbrido de rua, mas quem disse que isso faz diferença em um carro feito para correr?
A potência vai diretamente para as rodas traseiras por meio de uma transmissão sequencial de seis marchas, bem diferente da caixa automática de dupla embreagem do modelo convencional. A escolha por essa transmissão garante que o Super Trofeo tenha mais agilidade nas pistas, algo que quem já enfrentou um circuito sabe como faz diferença.
Design e Inovações
Visualmente, o Super Trofeo é uma verdadeira fera. Com um design agressivo e uma enorme asa traseira, ele já chega chamando atenção. O interior ainda não foi totalmente revelado, mas a Lamborghini promete um ambiente seguro, com uma gaiola de proteção e um painel em um material inovador chamado Dinamica Infinity, que é como uma camurça moderna.
Entre os aprimoramentos, destaca-se o controle de tração ajustável em 12 níveis, um escapamento Capristo barulhento e filtros de ar BMC que garantem aquele ronco característico. O peso exato não foi divulgado, mas independente disso, a versão GT3 pesa 1.300 kg — cerca de 390 kg a menos que o carro de produção, principalmente pela ausência de componentes que geralmente pesam, como a tração integral e o sistema híbrido.
O Futuro do Temerario
Com a tradição da marca, é bem provável que vejamos uma versão de rua desse carango em algum momento, especialmente porque o CEO já sinalizou essa possibilidade. Assim como o Huracán virou o STO, o Temerario pode muito bem seguir o mesmo caminho.
Hoje, a Lamborghini se dedica à versão híbrida do Temerario regular e o Super Trofeo só começa a competir na temporada de 2027. Contudo, o que fica claro é que a marca continua apostando na potência dos motores V8 biturbo, mantendo viva a chama dos supercarros sem eletrificação. Essa é a Lamborghini que muitos apaixonados por carros ainda amam e adoram.



