Automotivo

Huawei lança perua elétrica Stelato S9 para aumentar vendas

A Huawei está investindo pesado no mercado automotivo chinês e acaba de lançar sua primeira perua elétrica: a Stelato S9. Essa novidade surge da parceria da marca com a BAIC e é uma tentativa de alavancar as vendas, já que o sedã Stelato S9 não teve o desempenho esperado.

O sedã foi lançado no final de 2024 com uma meta ambiciosa de vender 120 mil unidades por ano. Mas, até maio de 2025, apenas 8.911 unidades encontraram novos lares, segundo o China EV DataTracker. Então, a chegada da versão perua pode ser um bom passo para mudar essa história.

O segmento de station wagons elétricas está crescendo na China, especialmente para quem busca espaço sem abrir mão da eficiência, fugindo um pouco do padrão SUV. Modelos como Zeekr 001 e 007 GT e Nio ET5 Touring já fazem parte dessa onda, mostrando que as peruas estão de volta.

Visualmente, a Stelato S9 mantém o charme do sedã, com faróis finos, uma entrada de ar trapezoidal e linhas aerodinâmicas que dão aquele toque moderno. O capô inclinado e os detalhes como maçanetas embutidas e rodas multirraios a fazem parecer uma opção bem elegante.

Dentro do carro, o conforto é a regra. A central multimídia flutuante de 15,6 polegadas e o painel digital são um convite para conectar-se ao que há de melhor em tecnologia automotiva. Um volante em formato de D acrescenta uma sensação esportiva, e ainda tem dois carregadores por indução no console central, além de porta-copos discretos, tudo para facilitar a sua rotina.

No que diz respeito à tecnologia, a perua vem equipada com o sistema Huawei ADS 4.0. Isso significa que a Stelato S9 terá um sensor LiDAR no teto, que possibilita recursos incríveis, como estacionamento autônomo e comandos por gestos. Uma mão na roda para quem vive na correria do dia a dia.

As especificações do modelo ainda são um mistério, mas devem ser parecidas com as do sedã. Para se ter uma ideia, ele tem uns 5,16 metros de comprimento e é bem espaçoso, com um entre-eixos de 3,05 m. São oferecidas duas opções de potência: uma com 304 cv, que é tração traseira, e outra com 516 cv, tração integral. Com uma bateria de 100 kWh, a autonomia promete ficar entre 721 e 816 km — bastante para viajar sem preocupações.

Tem também uma versão com extensor de autonomia (EREV), que traz um motor elétrico de 304 cv e baterias de 37 ou 53,4 kWh, permitindo autonomia elétrica de até 365 km. O motor a combustão 1.5 turbo funciona apenas como gerador, oferecendo uma autonomia total de até 1.355 km. Ideal para quem gosta de fazer uma longa viagem.

Sobre os preços, o sedã Stelato S9 varia entre 309.800 e 449.800 yuan, o que dá algo em torno de US$ 43 mil a US$ 62 mil. A expectativa é que a versão perua tenha um preço atraente para conquistar mais clientes e deixar a Stelato mais forte no mercado. A concorrência é acirrada, com a BYD liderando a dança.

É um momento interessante no cenário automotivo e a expectativa é que essa inovação da Huawei traga boas surpresas.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo