GWM Poer P30 cresce 270% em outubro e supera Frontier e BYD Shark

Lançada no Brasil em agosto, a GWM Poer P30 chegou cheia de expectativas para conquistar seu lugar no disputado mercado de picapes médias. Se você é apaixonado por carros e acompanha as novidades, sabe que nesse segmento a liderança é da Toyota Hilux, mas a competição com a Ford Ranger e a Chevrolet S10 é feroz.
Nos primeiros meses, o desempenho da Poer P30 não foi dos melhores. Em sua estreia, conseguiram apenas 99 emplacamentos, resultado modesto diante de concorrentes com a Hilux, que já vende milhares por mês. Em setembro, a situação piorou um pouco, com apenas 62 unidades vendidas.
Mas, calma! A história começou a mudar em outubro. Segundo dados da Fenabrave, até o dia 15 do mês, a Poer P30 já tinha emplacado 148 veículos, um crescimento impressionante de 270% em relação ao mês anterior. No total do ano, já são 327 unidades vendidas. Para quem se interessa, modelos como a Nissan Frontier e a BYD Shark nem aparecem nas listas atuais.
Por outro lado, a Toyota Hilux continua dominando o mercado, com 2.402 unidades vendidas em outubro, o que representa um aumento de 18% em comparação com setembro. A Chevrolet S10 ficou na segunda posição, com 1.603 unidades, seguida pela Ford Ranger, com 1.237 licenciamentos.
Visual e design
A Poer P30 chama a atenção pelo seu design robusto. Com uma grade dianteira cromada e faróis full LED, ela se destaca oferecendo um visual moderno. As lanternas traseiras, também em LED, garantem um charme a mais. As rodas, que podem ser de 18 ou 19 polegadas dependendo da versão, junto com estribos laterais, ajudam no dia a dia. Quem busca uma picape com um design marcante vai gostar do que a Poer P30 tem a oferecer.
Conforto e tecnologia
No interior, a picape surpreende com o acabamento e os recursos tecnológicos. Destaca-se um painel digital de 10,25 polegadas e uma ampla central multimídia de 14,6 polegadas, que é compatível com Android Auto e CarPlay sem fio. E quem não gosta de um ar-condicionado digital com controle em duas zonas? Para completar, há um carregador por indução para celulares, tornando a experiência de dirigir ainda mais conveniente.
A Poer P30 está disponível em duas versões: Trail e Exclusive, com preços que foram de R$ 220 mil e R$ 240 mil durante a pré-venda, mas que depois subiram para R$ 240 mil e R$ 260 mil. Mesmo assim, ela continua sendo a picape média automática mais acessível do Brasil. A GWM oferece uma garantia de 10 anos, ideal para conquistar a confiança de quem ainda está se familiarizando com a marca.
Desempenho e mecânica
Sob o capô, a Poer P30 possui um motor 2.4 turbodiesel com 184 cv e torque de 48,9 kgfm que aparece logo nas baixas rotações. Isso é ótimo para quem precisa de força em diversas situações, como reboque ou carga pesada. Com um câmbio automático de nove marchas, as respostas são rápidas e o 0 a 100 km/h pode ser feito em cerca de 11,2 segundos. Não é a mais rápida do segmento, mas o torque disponível desde cedo faz toda a diferença no cotidiano do motorista.
Dimensões e capacidade
Com dimensões generosas, a Poer P30 mede 5,41 metros de comprimento, 1,95 metros de altura e 1,88 metros de largura, com um entre-eixos de 3,23 metros. Isso resulta em um espaço interno notável, especialmente para quem viaja com a família.
A caçamba é outro destaque, com capacidade de 1.248 litros e suporte para até 1.010 kg de carga. A tampa traseira, equipada com amortecedores, é capaz de suportar até 150 kg, o que traz praticidade diária. Faltando a capota marítima de fábrica, a caçamba vem com ganchos de amarração e um revestimento plástico interno, facilitando o uso.
A GWM Poer P30 já está na disputa com a BYD Shark, Fiat Titano e Mitsubishi Triton, mostrando que, mesmo com um começo tímido, tem tudo para dar trabalho para as gigantes do segmento.