Ferrari F40 vai a leilão e pode se tornar a mais cara do mundo

A Semana do Automóvel de Monterey, na Califórnia, está sempre cheia de surpresas e em 2025, ela promete ser um verdadeiro festim para os apaixonados por carros. No dia 16 de agosto, a RM Sotheby’s vai leiloar uma obra-prima da Ferrari: a F40 LM GTC. E não é qualquer unidade, viu? Estamos falando de uma das apenas 19 F40 LM produzidas pela Michelotto, que entrega impressionantes 760 cv. É de deixar qualquer um com o pé na tábua!
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Esse modelo é uma evolução brutal da clássica F40, lançada em 1987. A versão LM foi feita especialmente para as pistas, um verdadeiro brigadeiro que não brinca em serviço. Com a ajuda da Ferrari e a expertise da Michelotto, conhecida por transformar ícones em monstros de competição, essa F40 ganhou um chassi e modificações de peso. A unidade em questão, com chassi 95448, é a 14ª LM produzida e foi feita para o campeonato europeu FIA-GT. Isso significa mais potência em comparação à versão IMSA, que correu nos EUA.
De 480 para 760 cv: F40 levada ao limite
Enquanto a F40 de rua vinha de fábrica com 480 cv, a LM passou por uma transformação completa. Motorização com turbocompressores maiores, intercoolers Behr, novos comandos de válvulas, mapas eletrônicos atualizados e um sistema de admissão criado do zero. O resultado? Um empurrãozinho de quase 300 cv, levando a potência a impressionantes 760 cv. Se você é fã de acelerar em retas, já sabe que isso faz a diferença!
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Mas não é só sob o capô que a F40 LM se destaca. O design aerodinâmico foi totalmente repensado. Tem spoiler dianteiro novo, capô com saídas de ar generosas e um fundo plano que cria um efeito Venturi, além de uma asa traseira bem robusta. A suspensão rebaixada, os freios Brembo potentes e as rodas alargadas equipadas com pneus slick fazem a experiência ao volante ser ainda mais emocionante. Afinal, quem já pegou uma curva em alta velocidade sabe como a aderência é tudo!
Por dentro, a F40 LM é um verdadeiro carro de corrida. Nos bancos tipo concha você se sente mais próximo da pista, o painel é super funcional, e os cintos de quatro pontos garantem que você não vá a lugar algum, exceto para a vitória. E as janelas em policarbonato? Um toque leve e prático.
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Finalizada em dezembro de 1992, essa beldade foi para as mãos do colecionador suíço Walter Hagmann, que já possuía outros modelos incríveis, como a F50. Com o tempo, a F40 trocou de dono algumas vezes, até ganhar, em 2009, a certificação Ferrari Classiche. Isso atestou a originalidade do motor, câmbio e carroceria — você sabe como isso conta para os colecionadores!
Para dar uma ideia de seu valor, o que começou como uma peça de coleção agora está avaliado entre US$ 8,5 milhões e US$ 9,5 milhões. E, claro, isso reflete a raridade do modelo e a crescente admiração pela Ferrari de corrida dos tempos analógicos. É uma importância que só aumenta com o passar do tempo.
E se você está se perguntando como essa raridade foi mantida ao longo dos anos, a lista de manutenções é longa. Recentemente, a F40 LM recebeu cuidados na Rosso Corsa Inc., na Flórida. Tanques de combustível, filtros, correias, velas e pneus novos foram instalados. Tudo isso custou mais de US$ 67 mil. Um investimento alto, mas totalmente justificável para uma máquina dessas, que, ao que parece, está pronta para continuar acelerando por muito tempo.
Então, já imaginou você atrás do volante dessa fera? A emoção de sentir a potência vibrante e a história que ela carrega é algo totalmente indescritível.
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