EUA apuram problemas em 174 mil Tesla Model Y com maçanetas

A Tesla está enfrentando um turbilhão de questionamentos quando o assunto é a segurança de seu SUV Model Y. A NHTSA, que é a agência americana responsável pelo trânsito, decidiu abrir uma investigação preliminar. O motivo? Relatos de que as maçanetas eletrônicas do modelo podem travar, deixando os ocupantes – imagine só – presos dentro do carro. Cerca de 174.000 unidades do modelo 2021 estão na mira dessa avaliação.
Esse problema ganhou destaque porque, em algumas situações, crianças ficaram presas no veículo enquanto os pais lutavam para abrir as portas. Em casos extremos, teve gente que precisou quebrar janelas para resgatar os pequenos. Não é difícil entender o quão preocupante essa situação é, especialmente em momentos de emergência.
De acordo com a NHTSA, a falha acontece quando as travas eletrônicas não recebem voltagem suficiente da bateria. Por mais que existam aberturas manuais dentro do carro, crianças podem não saber como acioná-las. E, convenhamos, o procedimento para restaurar a energia não é algo que a maioria dos motoristas tenha em mente.
A investigação preliminar já incluiu relatos de nove proprietários que enfrentaram dificuldades para abrir as portas. A maior parte desses casos aconteceu quando pais tentaram retirar ou colocar os filhos no banco traseiro. Quatro desses episódios exigiram quebrar o vidro para conseguir acesso.
Até agora, a Tesla não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Recentemente, a fabricante lançou uma nova versão do Model Y, provavelmente com o intuito de dar uma alavancada nas vendas que têm enfrentado a concorrência acirrada das montadoras chinesas e as críticas ao ativismo político do seu CEO, Elon Musk.
A Robyn Denholm, presidente do conselho da Tesla, garantiu que a empresa está levando os relatos a sério. Se a NHTSA entender que essa falha é comum, pode partir para uma investigação completa e, quem sabe, um recall dos veículos envolvidos.
Esse não é o primeiro embate da Tesla com a NHTSA. A agência já está de olho em outros problemas nos sistemas de assistência ao motorista, com um histórico de reclamações sobre frenagens e acelerações inesperadas. Em março, mais de 46 mil unidades da Cybertruck tiveram que ser recolhidas por risco de queda do painel externo.
A NHTSA permanece atenta, monitorando novos relatos e promete agir se o risco se confirmar. A prioridade deles é garantir que todos os ocupantes, especialmente as crianças, possam ser retirados rapidamente de um veículo em situações de emergência. E, convenhamos, isso é algo que todos nós esperamos de qualquer carro no qual decidimos colocar a nossa família.