Automotivo

Chevrolet escolhe Ceará para montagem do Spark em SKD

A Chevrolet deu um grande passo no Brasil: está lançando o Spark EUV, um SUV compacto que promete unir todo o charme dos elétricos com a praticidade dos brasileiros. A ideia é que ele se torne um dos principais representantes dos carros elétricos no país, enfrentando a concorrência que vem forte, especialmente dos modelos chineses.

Para colocar o Spark na estrada, a GM escolheu fazer uma parceria com a Comexport, localizada em Horizonte, no Ceará. Lá, o carro será montado em regime SKD, que envolve a montagem de kits pré-montados. É interessante notar que a GM ainda não tem uma fábrica própria para modelos elétricos, mas essa estratégia representa um ótimo começo para estabelecer uma presença mais forte no mercado local.

Essa escolha pelo Ceará não é por acaso. A região já conta com uma infraestrutura desenvolvida da antiga fabricante de veículos Troller e ainda se beneficia de incentivos fiscais. Embora o Spark não esteja incluído nos R$ 7 bilhões que a GM pretende investir no Brasil, é um sinal claro de que as coisas estão mudando.

O Spark EUV vem equipado com um motor elétrico de 101 cv e 18,4 kgfm de torque, o que já promete uma boa performance nas ruas. Sua bateria de 42 kWh oferece uma autonomia de até 258 km, que pode facilmente passar dos 300 km em trechos urbanos — perfeito para quem vive em cidade grande e lida com o dia a dia do trânsito. Se você já passou pela experiência de ter uma carga baixa em momentos críticos, saber que a recarga rápida pode levá-lo de 30% a 80% em apenas 35 minutos é um alívio.

Com 4 metros de comprimento e 1,76 m de largura, o espaço interno do Spark é realmente prático. Seu porta-malas traz 355 litros, que podem chegar a impressionantes 916 litros com os bancos rebatidos — ideal para viagens ou para quem precisa de um espaço extra. O interior é confortável, perfeito para quatro ocupantes, e seu design combina linhas ousadas com faróis full-LED, que dão aquele toque moderno.

No jogo dos elétricos, o Spark EUV tem concorrentes como o BYD Dolphin e o GWM Ora 03. No entanto, sua proposta de SUV urbano, com uma posição de dirigir elevada e um visual que lembra mais um aventureiro, pode ser um atrativo a mais para muitos motoristas que buscam conforto e estilo.

O preço de lançamento está em R$ 159.990, algo interessante se considerarmos o financiamento facilitado e uma lista de equipamentos que não decepciona. A GM investiu uns R$ 400 milhões na Comexport, que será uma unidade multimarcas — o que abre portas para a montagem de outros modelos elétricos no futuro.

E o que mais esperar de equipamentos? O Spark vem equipado com seis airbags, câmeras 360°, piloto automático adaptativo, ar-condicionado digital e bancos de couro, além de tecnologia de regeneração de energia e modos de condução. A central multimídia de 10,1” traz o conforto necessário para o dia a dia.

A expectativa da GM é grande: eles querem que o Spark EUV ultrapasse a marca das atuais 100 unidades vendidas semanalmente. Com um preço competitivo, design urbano e boas tecnologias, esse SUV parece estar pronto para conquistar o coração dos motoristas brasileiros que buscam uma opção mais sustentável e moderna.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo