sábado, 13 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

BYD contesta declarações do CEO da Stellantis sobre vendas na Alemanha

Editorial Folha do Noroeste
Editorial Folha do Noroeste EM 12 DE SETEMBRO DE 2025, ÀS 12:05
BYD contesta declarações do CEO da Stellantis sobre vendas na Alemanha
BYD contesta declarações do CEO da Stellantis sobre vendas na Alemanha

A rivalidade entre a BYD e a Leapmotor está dando o que falar no mundo automotivo. Essa disputa foi reacendida após algumas declarações do CEO da Stellantis, Antonio Filosa, que fez comentários sobre as vendas na Alemanha. A BYD, claro, não deixou barato e contestou a afirmação de que a Leapmotor a teria superado. Agora, a briga se concentra em números, especialmente no que diz respeito a veículos elétricos e híbridos.

Entre janeiro e agosto de 2025, a BYD vendeu 8.610 carros na Alemanha, enquanto a Leapmotor ficou bem atrás, com apenas 3.536 unidades. Se olharmos para os elétricos, a diferença é ainda mais acentuada: 5.852 da BYD contra 3.088 da Leapmotor. Nos híbridos plug-in, o cenário se repete: 2.757 para a BYD contra apenas 448 da concorrente. Os dados da KBA mostram que a BYD realmente está na liderança nesse mercado.

E não é só isso! A BYD também mostrou que está superando outras marcas da Stellantis. A Alfa Romeo, por exemplo, vendeu apenas 5.226 unidades, com só 140 sendo elétricos. A Jeep, por sua vez, está na mira da BYD, com apenas 278 veículos de diferença nas vendas.

A linha de produtos da BYD na Alemanha é bem mais diversa. Eles têm modelos como o Dolphin, Atto 2 e 3, além do Seal, Sealion 7 e o Tang, todos com opções híbridas DM-i. Enquanto a Leapmotor tem se concentrado no urbano T03 e nos SUVs B10 e C10, com a promessa de novos lançamentos, como o hatch B05, a variedade da BYD é um trunfo que pode fazer a diferença.

Filosa, em suas declarações, pode ter se expresso de maneira um pouco confusa, talvez se referindo a métricas específicas ainda não divulgadas. Mas os números mostram claramente que a BYD está na frente, tanto em vendas totais quanto nos segmentos de elétricos e híbridos plug-in.

Se formos olhar globalmente, a diferença fica ainda mais chocante. No primeiro semestre de 2025, a BYD vendeu nada menos que 2.145.954 veículos, uma diferença quase dez vezes maior do que os 221.664 da Leapmotor. Isso demonstra a força da BYD no mercado internacional e os desafios que a Leapmotor terá que enfrentar para se estabelecer fora da China.

Vai ser interessante ver como essa disputa vai se desenrolar. É sempre legal ter concorrência saudável, e a evolução das vendas nos mercados internacionais vai mostrar quem realmente consegue se firmar fora de seu país de origem. Afinal, para nós apaixonados por carros, acompanhar essas movimentações é pura adrenalina!

Editorial Folha do Noroeste
Editorial Folha do Noroeste

Receba conteúdos e promoções