Prefeito de Rio Bonito do Iguaçu comenta tragédia recente

O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, fez um relato impactante sobre os danos causados por um tornado que atingiu a cidade na sexta-feira (7). Durante entrevista à Rádio Super Gaúcha, ele informou que aproximadamente 80% da área urbana foi severamente afetada e confirmou a morte de pelo menos cinco pessoas. A cidade, que conta com uma população de cerca de 14 mil habitantes, tem sua economia baseada na agricultura.
Bovino descreveu o cenário como algo sem precedentes. “Nunca vi nada igual. É uma destruição total, como em um filme”, afirmou. O tornado se manifestou por volta das 18 horas, um horário que, segundo o prefeito, ajudou a evitar mais tragédias. “Ainda bem que foi nesse horário. Temos escolas com mais de 800 alunos e uma creche. Se o fenômeno tivesse acontecido mais cedo, teríamos enfrentado uma situação ainda mais grave”, explicou.
Os ventos, que atingiram a cidade de forma abrupta, duraram apenas alguns segundos, mas foram intensos o suficiente para devastar praticamente toda a região. O prefeito destacou que a força do vento pode ser descrita com palavras repetidas: “Foi segundo, segundo, segundo, segundo”, ressaltando a rapidez da destruição.
Atualmente, equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, associações locais e muitos voluntários estão trabalhando nas operações de busca e resgate. Bovino informou que cerca de 400 pessoas já receberam atendimento, que mais de 500 estão feridas e diversas delas estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nos hospitais de Guarapuava e Cascavel. De acordo com ele, os hospitais estão em sobrecarga e médicos estão vindo de outras cidades para ajudar na situação.
Diante do tamanho da calamidade, o município declarou estado de calamidade pública. Agora, a administração municipal está em busca de apoio do Governo do Estado e da União para ajudar na recuperação das áreas afetadas e na reconstrução da cidade.



