Automotivo

GWM Poer P30 cresce 270% em outubro e supera Frontier e BYD Shark

Lançada no Brasil em agosto, a GWM Poer P30 chegou cheia de expectativas para conquistar seu lugar no disputado mercado de picapes médias. Se você é apaixonado por carros e acompanha as novidades, sabe que nesse segmento a liderança é da Toyota Hilux, mas a competição com a Ford Ranger e a Chevrolet S10 é feroz.

Nos primeiros meses, o desempenho da Poer P30 não foi dos melhores. Em sua estreia, conseguiram apenas 99 emplacamentos, resultado modesto diante de concorrentes com a Hilux, que já vende milhares por mês. Em setembro, a situação piorou um pouco, com apenas 62 unidades vendidas.

Mas, calma! A história começou a mudar em outubro. Segundo dados da Fenabrave, até o dia 15 do mês, a Poer P30 já tinha emplacado 148 veículos, um crescimento impressionante de 270% em relação ao mês anterior. No total do ano, já são 327 unidades vendidas. Para quem se interessa, modelos como a Nissan Frontier e a BYD Shark nem aparecem nas listas atuais.

Por outro lado, a Toyota Hilux continua dominando o mercado, com 2.402 unidades vendidas em outubro, o que representa um aumento de 18% em comparação com setembro. A Chevrolet S10 ficou na segunda posição, com 1.603 unidades, seguida pela Ford Ranger, com 1.237 licenciamentos.

Visual e design

A Poer P30 chama a atenção pelo seu design robusto. Com uma grade dianteira cromada e faróis full LED, ela se destaca oferecendo um visual moderno. As lanternas traseiras, também em LED, garantem um charme a mais. As rodas, que podem ser de 18 ou 19 polegadas dependendo da versão, junto com estribos laterais, ajudam no dia a dia. Quem busca uma picape com um design marcante vai gostar do que a Poer P30 tem a oferecer.

Conforto e tecnologia

No interior, a picape surpreende com o acabamento e os recursos tecnológicos. Destaca-se um painel digital de 10,25 polegadas e uma ampla central multimídia de 14,6 polegadas, que é compatível com Android Auto e CarPlay sem fio. E quem não gosta de um ar-condicionado digital com controle em duas zonas? Para completar, há um carregador por indução para celulares, tornando a experiência de dirigir ainda mais conveniente.

A Poer P30 está disponível em duas versões: Trail e Exclusive, com preços que foram de R$ 220 mil e R$ 240 mil durante a pré-venda, mas que depois subiram para R$ 240 mil e R$ 260 mil. Mesmo assim, ela continua sendo a picape média automática mais acessível do Brasil. A GWM oferece uma garantia de 10 anos, ideal para conquistar a confiança de quem ainda está se familiarizando com a marca.

Desempenho e mecânica

Sob o capô, a Poer P30 possui um motor 2.4 turbodiesel com 184 cv e torque de 48,9 kgfm que aparece logo nas baixas rotações. Isso é ótimo para quem precisa de força em diversas situações, como reboque ou carga pesada. Com um câmbio automático de nove marchas, as respostas são rápidas e o 0 a 100 km/h pode ser feito em cerca de 11,2 segundos. Não é a mais rápida do segmento, mas o torque disponível desde cedo faz toda a diferença no cotidiano do motorista.

Dimensões e capacidade

Com dimensões generosas, a Poer P30 mede 5,41 metros de comprimento, 1,95 metros de altura e 1,88 metros de largura, com um entre-eixos de 3,23 metros. Isso resulta em um espaço interno notável, especialmente para quem viaja com a família.

A caçamba é outro destaque, com capacidade de 1.248 litros e suporte para até 1.010 kg de carga. A tampa traseira, equipada com amortecedores, é capaz de suportar até 150 kg, o que traz praticidade diária. Faltando a capota marítima de fábrica, a caçamba vem com ganchos de amarração e um revestimento plástico interno, facilitando o uso.

A GWM Poer P30 já está na disputa com a BYD Shark, Fiat Titano e Mitsubishi Triton, mostrando que, mesmo com um começo tímido, tem tudo para dar trabalho para as gigantes do segmento.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo