Saúde/Estilo

Por que existem dois dias do dentista? Descubra agora.

Os dentistas, esses grandes responsáveis pela saúde da nossa boca, são celebrados mundialmente hoje, 3 de outubro. Mas aqui no Brasil, a data ganha uma atenção especial, já que também comemoramos o Dia do Cirurgião-Dentista em 25 de outubro. Já pensou na razão dessa dobradinha de comemorações?

Porque existem dois dias do Dentista?

A diferença nas datas tem a ver com a história de cada uma delas. No mundo todo, o dia 3 de outubro é o Dia do Dentista, em homenagem à fundação da primeira faculdade de Odontologia, o Baltimore College of Dental Surgery, nos Estados Unidos, lá em 1840. Um marco importante, não é?

Por aqui, a celebração é focada no Dia do Cirurgião-Dentista, que acontece em 25 de outubro. Essa outra data é uma homenagem aos primeiros cursos de graduação em Odontologia, estabelecidos em 1884 nas Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e da Bahia. É uma conquista e tanto para a nossa saúde bucal!

Qual é o verdadeiro Dia do Dentista?

Se você está se perguntando qual dos dois dias seria o “verdadeiro” Dia do Dentista, a resposta é que ambos têm seu valor. O dia 3 de outubro é reconhecido internacionalmente, enquanto o 25 de outubro é um tributo aos dentistas brasileiros.

E as celebrações não param por aqui! Em outros países, a data é marcada de formas diferentes. Em nações de tradição católica, como a Itália, o Dia do Dentista é comemorado em 9 de fevereiro, em homenagem a Santa Apolônia, padroeira dos dentistas e de quem sofre com dor de dente. Já na China, o “Love Teeth Day” acontece em 20 de setembro.

Impressionante como a saúde bucal é valorizada em várias culturas, não é mesmo? Além de cuidar da sua saúde, vale a pena agendar uma visitinha ao dentista e, quem sabe, até promover um brinde com um sorriso brilhante!

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo