Toyota avalia que público precisa de tempo para entender híbridos

Se você ainda não viu o último episódio da série Concept We Forgot, a estrela do momento é o enigmático GRMN Sports Hybrid Concept II da Toyota. Esse projeto surgiu há mais de uma década com a proposta de criar um carro divertido e elétrico, com motor central. Mas, por alguma razão, ele não saiu da prancheta. O mesmo aconteceu com o GR HV Sports 2017, um híbrido inspirado no famoso 86, que contava com um teto targa.
A Toyota até passou um tempinho pilotando híbridos em pistas de corrida, mas o lançamento de um esportivo elétrico ainda não aconteceu. Parece que a espera pode acabar em breve com a revelação do Lexus "LFR", que deve chegar com um motor V8 eletrificado, bem ao gosto dos amantes de desempenho.
Enquanto essa novidade não chega, a Toyota já está mostrando como os híbridos podem conquistar os corações dos entusiastas. Durante uma entrevista à revista australiana Drive, um dos diretores da Toyota Austrália deixou a porta aberta para a ideia de um esportivo híbrido, misturando motor a combustão e elétrico. Quem já ficou preso em um bom trânsito sabe como isso faria diferença debaixo do capô.
O vice-presidente da divisão de Vendas e Marketing da Toyota Austrália, Sean Hanley, comentou: “Estamos fazendo híbridos agora em diferentes condições de corrida ao redor do mundo, então você nunca descartaria essa possibilidade.”
É verdade que desenvolver um esportivo híbrido para as ruas é uma ideia legal, mas a galera apaixonada por carros leva um tempo para se adaptar a essa proposta. O que acontece é que, no fundo, carros movidos a gasolina ainda têm um lugar especial no coração dos motoristas. Hanley reforçou: “Isso é desejável? Acredito que sim, mas só o tempo dirá. A verdade é que desempenho é emocionante e divertido, e por enquanto, os motores a combustão ainda fazem a alegria desse público.”
Além do Lexus LFR, a Toyota também pode surpreender com novos modelos híbridos para a linha GR no futuro. E, com as regras de emissões se tornando cada vez mais rigorosas, a situação para carros puramente movidos a combustíveis fósseis está ficando complicada, especialmente na Europa. Mas não se preocupe, os motores a gasolina ainda vão ficar por um bom tempo.
E como se não bastasse, Hanley garantiu que os carros com motores a combustão e câmbio manual ainda têm muitos quilômetros pela frente. Ele lembra que quem compra um esportivo busca aquele "estalo, crepitar e estouro" de um motor a gasolina – quem nunca amou essa sinfonia ao ligar o carro?
Falando nisso, a Toyota está se mexendo e trabalhando em um novo motor 2.0 turbo que pode ser usado em diversas aplicações. Esse motor já foi testado em um protótipo do GR Yaris, indicando que vamos ter carros com layout central no futuro. O retorno do MR-2 e um novo Celica estão na boca do povo, o que deixa todo mundo animado para o que vem por aí.
Se a Toyota decidir lançar esses carros em lugares com regras de emissões rígidas, uma versão híbrida desse motor pode ser uma boa expectativa. O CEO Koji Sato falou recentemente que cada carro deve oferecer um toque divertido, não só os que têm o selo GR. “Um carro não é um carro se não for divertido. Por isso, nunca permitiremos que nossos carros se tornem commodities,” disse ele.
E assim, a expectativa só aumenta. Que venha a inovação da Toyota!