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Jeep descontinua Gladiator híbrida e prioriza motor Hemi V-8

O facão está afiado no grupo Stellantis. Desde que mudou de direção no início do ano, a expectativa era de dar uma nova cara aos produtos que estavam meio apagados, especialmente na América do Norte. Mas, para isso, alguns modelos tiveram que ser deixados de lado. Foi o caso da Ram 1500 EV e, agora, da Gladiator 4xe.

Lá em 2021, a Jeep anunciou que eletrificaria toda a sua linha. A promessa era que o Wrangler 4xe fosse o primeiro passo, seguido pelo Grand Cherokee 4xe, lançado no final daquele ano. Porém, essa estratégia parece ter levado um piripaque. Recentemente, a Stellantis confirmou que não vai mais desenvolver uma versão eletrificada da Gladiator. Eles perceberam que a demanda por picapes elétricas não está crescendo como esperavam e, com isso, decidiram focar em garantir que a Gladiator continue no mercado com novos pacotes de equipamentos e alternativas de motorização.

Entre os planos, está a volta do motor Hemi V-8, que fez sucesso e recebeu muitos pedidos dos fãs. Bob Broderdorf, o novo chefe da Jeep, deixou claro que o Hemi vai ter um espaço importante nos próximos lançamentos:

“Fiquem tranquilos, amantes da Jeep! O Hemi V-8 de 6,4 litros vai continuar com a gente. Vamos ampliar a presença do Wrangler 392 e usar a potência do Hemi em outros produtos Jeep. Vários projetos já estão em andamento”, afirmou ele.

Mas, calma lá! Apesar dessa guinada, a Jeep ainda acredita na eletrificação. O Wrangler 4xe, por exemplo, se tornou o híbrido plug-in mais vendido da marca desde seu lançamento. Em 2025, ele teve um aumento nas vendas de 38% em comparação ao trimestre anterior. O Grand Cherokee 4xe também teve um bom desempenho, com um crescimento de 8%.

Olha só: em 2024, 37% dos Wranglers vendidos nos Estados Unidos eram híbridos, assim como 13% dos Grand Cherokees. E só no primeiro trimestre de 2025, 25% das vendas desses dois modelos já eram das versões 4xe. Isso mostra que a eletrificação está se consolidando na estratégia da marca.

Portanto, enquanto alguns sons de motor V8 podem estar de volta, a Jeep ainda está de olho no futuro elétrico. Afinal, o mercado está mudando e manter a tradição viva enquanto abraçam novas tecnologias é uma dança constante.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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