Mercedes-Benz testa bateria sólida para 1.200 km de autonomia

O setor automotivo está em uma verdadeira corrida para melhorar as baterias, e a Mercedes-Benz acaba de anunciar um feito que vai deixar qualquer amante de carros empolgado. A marca testou um protótipo de carro elétrico que roda mais de 1.200 km sem precisar parar para recarregar. Essa inovação, chamada bateria de estado sólido, pode ser um divisor de águas na mobilidade elétrica.
Esse teste rolou no fim de agosto, quando um EQS modificado fez um percurso de impressionantes 1.205 km entre Stuttgart, na Alemanha, e Malmö, na Suécia. E o mais interessante? O carro ainda tinha 137 km de autonomia quando chegou ao final do trajeto! Imagina a liberdade de poder viajar distâncias tão grandes sem se preocupar em ficar sem carga?
O percurso foi mais desafiador do que muitos imaginariam. Cruzou três países, e ainda evitou usar balsas, passando por estradas bastante movimentadas e enfrentando o clima e o trânsito real da região. Eles optaram por um caminho mais longo, adicionando cerca de 160 km a mais para testar ao máximo a eficiência do novo sistema.
E há uma boa razão por trás dessa conquista. A bateria de estado sólido, desenvolvida em parceria com a Factorial Energy, dos Estados Unidos, e a divisão de motores da Fórmula 1 da Mercedes, tem o mesmo tamanho e peso das baterias que conhecemos, mas oferece 25% mais energia. Se você costuma fazer viagens longas, sabe como isso pode ser um game changer!
Essa novidade, além de ter uma densidade energética maior, garante uma segurança térmica melhor e um tempo de recarga mais rápido. Comparada às baterias de íons de lítio, essa bateria solidifica ainda mais a proposta da Mercedes como um verdadeiro “divisor de águas” para o futuro dos veículos elétricos.
É claro que há desafios pela frente. Produzir essas baterias em larga escala não é algo simples e a Mercedes já admite que pode levar um tempo até que essa tecnologia chegue ao mercado — provavelmente só no final da década. Para quem está ansioso por essas inovações, a espera pode ser um pouco frustrante.
Apesar de não haver uma data exata de lançamento, essa evolução mostra que as baterias de estado sólido estão cada vez mais próximas de se tornarem uma realidade. Com um desempenho como o do teste, a autonomia limitada, que é uma pedra no sapato de muitos motoristas de carros elétricos, pode muito em breve ser coisa do passado. Justamente agora, rodar por aí sem se preocupar com a bateria pode ser o sonho de muitos entusiastas!