Horário de verão 2025: descubra as datas importantes

O horário de verão pode retornar ao Brasil em 2025, após mais de cinco anos suspenso. O assunto está sendo discutido pelo Governo Federal e pelo setor elétrico, que analisam se essa mudança pode ajudar a aliviar a pressão sobre o consumo de energia nos meses mais quentes.
O tema foi incluído no Plano de Operação Energética 2025, elaborado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. O documento destaca um risco de déficit de potência, especialmente durante os horários de pico, quando o uso de aparelhos como ar-condicionados aumenta consideravelmente.
Se a volta do horário de verão for confirmada, a mudança deve ter início à 0h do primeiro domingo de novembro de 2025 e terminar à 0h do terceiro domingo de fevereiro de 2026.
A discussão sobre a possibilidade do retorno do horário de verão ocorre em um contexto de tarifas de energia elevadas. Desde agosto, a Agência Nacional de Energia Elétrica mantém a bandeira vermelha patamar 2, que eleva a conta de luz em R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos, o valor mais alto previsto pelo sistema de bandeiras tarifárias.
Caso a proposta seja aprovada, o horário de verão deve incluir os mesmos estados que participaram antes da suspensão em 2019.
No entanto, especialistas apontam que o impacto na conta de luz pode ser menor do que no passado, já que o principal fator de consumo residencial atualmente é o uso de climatizadores. Como esses aparelhos têm um pico de uso no final da tarde e à noite, a medida pode não reduzir a demanda durante esses horários como ocorria anteriormente.