Volkswagen Tera lidera vendas, seguido pelo T-Cross

Se você é apaixonado por carros e está de olho nas novidades, não pode deixar de acompanhar o crescimento do Volkswagen Tera. Desde que a montadora aumentou a produção para atender à demanda, especialmente do Polo e do Tera, as vendas deste SUV compacto dispararam. No começo, a produção do Polo teve prioridade, impulsionada por novos programas de incentivo. Mas agora, o Tera está ganhando destaque e mostrando que veio para ficar.
Recentemente, o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, comentou que a maré deve melhorar em breve. Ele mencionou que as expectativas para setembro são promissoras, pois o objetivo é operar em capacidade máxima de produção. Com a demanda pelo Tera em alta, a ideia é atender todos os pedidos o mais rápido possível.
E os números falam por si: o Tera tem registrado um volume diário de vendas impressionante. Se continuar assim, é bem provável que ele ultrapasse o Toyota Corolla Cross em vendas ainda neste mês. Isso é um feito considerável, especialmente considerando o quanto o mercado automotivo é competitivo.
Por falar em competição, o impacto do Tera também afetou diretamente seu “irmão mais velho”, o T-Cross. Este SUV, que foi líder em vendas antes, caiu algumas posições, surpreendendo quem achava que o modelo mais afetado seria o Polo. O T-Cross agora está na quarta posição, enquanto o Tera ocupa o segundo lugar entre os SUVs mais vendidos do Brasil.
Dados de Venda
Até 16 de setembro, o Volkswagen Tera vendeu 3.192 unidades, apresentando um crescimento de 34% em relação ao mês anterior. Já no acumulado deste ano, o total de emplacamentos chega a 13.343. Isso significa que ele não só superou o Hyundai Creta, que agora está na terceira posição, como também colocou o T-Cross em quarto lugar. A liderança segue com o Toyota Corolla Cross, que emplacou 3.752 unidades este mês.
Motorização e Performance
Mas o que faz o Tera conquistar tantos fãs? Sob o capô, ele traz duas opções de motorização. A versão de entrada, MPI MT, é equipada com um motor 1.0 aspirado de 84 cv e um câmbio manual de cinco marchas. Ideal para quem busca economia, como empresas e frotistas. Já a versão TSI MT apresenta um motor 1.0 turbo de 116 cv com acabamento mais completo. Essa configuração permite que o Tera acelere de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos com transmissão manual e 11,7 segundos com a automática.
Com um design moderno e urbano, o Tera é construído sob a plataforma MQB-A0, a mesma do Polo e do Nivus. Ele mede 4.151 mm de comprimento e tem um entre-eixos de 2.566 mm. Isso significa que, embora seja um SUV compacto, o espaço para as pernas no banco de trás pode ser um pouco apertado em comparação com modelos maiores.
Espaço e Preços
O porta-malas do Tera tem capacidade para 350 litros, o que é um pouco menor do que outros concorrentes como o Renault Kardian e o Fiat Pulse, mas ainda assim, é suficiente para a proposta do modelo. Se você costuma fazer viagens de fim de semana ou levar a família para passeios, dá para arrumar as malas e ainda sobrará espaço.
Agora, sobre os preços: o Volkswagen Tera 2026 chegou ao mercado com quatro versões. A opção mais básica, Tera MPI, parte de R$ 105.890. Se você preferir a TSI MT, o preço inicial é de R$ 118.890. Para quem busca um pouco mais de conforto e equipamentos, a versão Comfort sai por R$ 128.890, enquanto a topo de linha, Tera High, é oferecida por R$ 141.890.