Nova geração da Saveiro traz motor 1.5 híbrido

A Volkswagen está se preparando para um grande lançamento em 2026: uma picape intermediária que promete agitar o mercado. Batizada, pelo menos até agora, de Udara ou VW247, esse modelo vai substituir a tradicional Saveiro e chegar com o pé direito em um segmento que está bombando no Brasil, unindo a necessidade de trabalho ao uso diário e de lazer.
Em uma conversa descomplicada, o CEO global da Volkswagen, Thomas Schäfer, destacou que o Brasil tem um perfil bem especial para caminhonetes. Aqui, a galera não busca apenas um carro para o dia a dia, mas sim um veículo versátil que sirva tanto para o trabalho quanto para passeios. A nova picape vai precisar ser prática e estilosa, atendendo essa mistura de demandas com eficiência.
Concorrendo de igual para igual, a Udara enfrentará rivais como a Fiat Toro, Chevrolet Montana e a Ford Maverick. O preço deve girar entre R$ 120 mil a R$ 180 mil, mirando um espaço que pouca gente tem explorado. Com isso, a Volkswagen quer agradar tanto os clientes individuais quanto as frotas.
E sob o capô, uma das grandes atrações será o motor 1.5 TSI Evo2 turboflex, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Ele virá acoplado a um câmbio automatizado de sete marchas e ainda terá um sistema híbrido leve de 48V. Isso significa que, além de ter muita potência, o consumo e as emissões ficam mais em conta — uma ótima notícia, né?
Agora, sobre o visual. A picape vai aderir ao design moderno do SUV Volkswagen Tera, com faróis em LED, uma grade robusta e aquela traseira estilosa com barra de luzes. O interior promete ser bem atraente também, trazendo uma central multimídia com inteligência artificial e acabamentos que lembram os melhores SUVs do mercado.
E para quem gosta de tecnologia, a lista de equipamentos deve incluir tudo o que você pode imaginar: controle de assistência ao motorista, painel digital, ar-condicionado automático e conectividade total com smartphones. É claro que algumas versões mais básicas vão ser mais voltadas para o uso profissional, com soluções mais simples, como uma suspensão traseira com eixo rígido.
Vale mencionar que esse projeto faz parte de um investimento de R$ 20 bilhões até 2028, com 17 lançamentos previstos só aqui no Brasil. A fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, vai receber cerca de R$ 3 bilhões para produzir essa nova picape, que deve ser lançada oficialmente no primeiro semestre de 2026.
E o melhor de tudo? A produção será na mesma planta que já monta o T-Cross, Virtus e Polo Track, utilizando a plataforma MQB-A0. Com a expectativa de fabricar até 10 mil unidades por mês, a Volks vai praticamente ocupar toda a capacidade da unidade.
Aliás, há rumores de que a nova picape também será exportada para outros países da América Latina e, de forma definitiva, marcando a despedida da Saveiro após anos de tradição. Embora ainda não tenha um nome definido, há opções como Udara, Arena, Tukan e Therion em jogo. Quem diria que essa novidade poderia mexer tanto com nossos corações apaixonados por picapes?