terça-feira, 16 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Nova geração da Saveiro traz motor 1.5 híbrido

Editorial Folha do Noroeste
Editorial Folha do Noroeste EM 15 DE SETEMBRO DE 2025, ÀS 16:35
Nova geração da Saveiro traz motor 1.5 híbrido
Nova geração da Saveiro traz motor 1.5 híbrido

A Volkswagen está se preparando para um grande lançamento em 2026: uma picape intermediária que promete agitar o mercado. Batizada, pelo menos até agora, de Udara ou VW247, esse modelo vai substituir a tradicional Saveiro e chegar com o pé direito em um segmento que está bombando no Brasil, unindo a necessidade de trabalho ao uso diário e de lazer.

Em uma conversa descomplicada, o CEO global da Volkswagen, Thomas Schäfer, destacou que o Brasil tem um perfil bem especial para caminhonetes. Aqui, a galera não busca apenas um carro para o dia a dia, mas sim um veículo versátil que sirva tanto para o trabalho quanto para passeios. A nova picape vai precisar ser prática e estilosa, atendendo essa mistura de demandas com eficiência.

Concorrendo de igual para igual, a Udara enfrentará rivais como a Fiat Toro, Chevrolet Montana e a Ford Maverick. O preço deve girar entre R$ 120 mil a R$ 180 mil, mirando um espaço que pouca gente tem explorado. Com isso, a Volkswagen quer agradar tanto os clientes individuais quanto as frotas.

E sob o capô, uma das grandes atrações será o motor 1.5 TSI Evo2 turboflex, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Ele virá acoplado a um câmbio automatizado de sete marchas e ainda terá um sistema híbrido leve de 48V. Isso significa que, além de ter muita potência, o consumo e as emissões ficam mais em conta — uma ótima notícia, né?

Agora, sobre o visual. A picape vai aderir ao design moderno do SUV Volkswagen Tera, com faróis em LED, uma grade robusta e aquela traseira estilosa com barra de luzes. O interior promete ser bem atraente também, trazendo uma central multimídia com inteligência artificial e acabamentos que lembram os melhores SUVs do mercado.

E para quem gosta de tecnologia, a lista de equipamentos deve incluir tudo o que você pode imaginar: controle de assistência ao motorista, painel digital, ar-condicionado automático e conectividade total com smartphones. É claro que algumas versões mais básicas vão ser mais voltadas para o uso profissional, com soluções mais simples, como uma suspensão traseira com eixo rígido.

Vale mencionar que esse projeto faz parte de um investimento de R$ 20 bilhões até 2028, com 17 lançamentos previstos só aqui no Brasil. A fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, vai receber cerca de R$ 3 bilhões para produzir essa nova picape, que deve ser lançada oficialmente no primeiro semestre de 2026.

E o melhor de tudo? A produção será na mesma planta que já monta o T-Cross, Virtus e Polo Track, utilizando a plataforma MQB-A0. Com a expectativa de fabricar até 10 mil unidades por mês, a Volks vai praticamente ocupar toda a capacidade da unidade.

Aliás, há rumores de que a nova picape também será exportada para outros países da América Latina e, de forma definitiva, marcando a despedida da Saveiro após anos de tradição. Embora ainda não tenha um nome definido, há opções como Udara, Arena, Tukan e Therion em jogo. Quem diria que essa novidade poderia mexer tanto com nossos corações apaixonados por picapes?

Editorial Folha do Noroeste
Editorial Folha do Noroeste

Receba conteúdos e promoções