terça-feira, 16 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Filha de Fachin sofre agressões em universidade no Paraná

Editorial Folha do Noroeste
Editorial Folha do Noroeste EM 15 DE SETEMBRO DE 2025, ÀS 14:00
Filha de Fachin sofre agressões em universidade no Paraná
Filha de Fachin sofre agressões em universidade no Paraná

A professora e diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Melissa Girardi Fachin, foi atacada na última sexta-feira, dia 12. O marido dela, Marcos Gonçalves, fez um relato sobre o ocorrido nas redes sociais. Melissa é filha do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

Segundo a postagem, o incidente aconteceu no final da manhã, quando Melissa estava saindo da faculdade. Um homem, que não se apresentou, se aproximou dela e a agrediu verbalmente, cuspindo e chamando-a de “lixo comunista”.

Marcos também mencionou um episódio de violência anterior, ocorrido em 9 de setembro, na mesma universidade. Naquela ocasião, estudantes impediram a realização de uma palestra cujo tema era “Como o STF tem alterado a interpretação constitucional?”. O evento contava com palestrantes que eram apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e acabou sendo cancelado momentos antes de começar. Durante o conflito, um grupo de palestrantes tentou entrar à força na faculdade, empurrando o vice-diretor do setor. A situação resultou em uma resposta exagerada por parte das forças de segurança pública diante da manifestação dos estudantes.

A UFPR informou que está avaliando o que ocorreu com a professora Melissa. A universidade deve discutir o evento em uma reunião do Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) programada para a próxima terça-feira, dia 16.

Editorial Folha do Noroeste
Editorial Folha do Noroeste

Receba conteúdos e promoções