Onix Plus cresce, enquanto Corolla cai quase 18%

O mercado dos sedãs passou por mais um mês desafiador, de acordo com os dados da Fenabrave. Em agosto, esse segmento ficou com 9,4% dos 214.490 veículos registrados no Brasil, totalizando 20.060 emplacamentos. Isso representa uma queda de 22,2% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 25.809 carros na categoria. A boa notícia é que, em relação a julho, houve um pequeno crescimento de 1,2%, já que foram 19.819 unidades.
Falando dos sedãs compactos, o Chevrolet Onix Plus se destacou, liderando as vendas com 4.632 unidades, um aumento de quase 50% nas últimas semanas e já disponível nas concessionárias com a linha 2026 renovada. O VW Virtus, vice-líder, também se saiu bem, com 3.646 emplacamentos, o que significa um crescimento de quase 25% em relação a 2024. Já o Hyundai HB20S teve um desempenho menos favorável, perdendo mais de um terço de sua base de clientes, com 2.251 registros. O Fiat Cronos já acumula sete meses sem superar a marca de 3 mil carros emplacados, caindo 62,9%, e o Nissan Versa apenas 655 unidades, colocando-se à frente do descontinuado Toyota Yaris Sedan, que teve só 6 emplacamentos.
Sedãs Compactos
Os números são animadores para o Onix Plus, mas o que ressalta aqui é a volatilidade do mercado. Quem anda muito em estrada percebe como um sedã confortável faz toda a diferença em viagens longas. Além disso, saber que a concorrência está se movendo — como o Virtus e o HB20S — demonstra que o público está mais exigente.
Posição | Modelo | Total 2025 | Ago/25 | Jul/25 | Ago/24 | % Ago 25 | % Jul 25 | Variação Ago/Jul | Variação 2025/2024 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1º | Chevrolet Onix Plus | 29.299 | 4.632 | 3.108 | 4.842 | 32,09% | 22,16% | 49,03% | -4,34% |
2º | VW Virtus | 24.682 | 3.646 | 3.863 | 2.925 | 25,26% | 27,54% | -5,62% | 24,65% |
3º | Hyundai HB20S | 19.820 | 2.251 | 2.638 | 3.592 | 15,60% | 18,81% | -14,67% | -37,33% |
4º | Honda City | 11.776 | 1.848 | 1.565 | 1.767 | 12,80% | 11,16% | 18,08% | 4,58% |
5º | Fiat Cronos | 17.841 | 1.395 | 1.894 | 3.758 | 9,67% | 13,50% | -26,35% | -62,88% |
6º | Nissan Versa | 6.951 | 655 | 929 | 868 | 4,54% | 6,62% | -29,49% | -24,54% |
7º | Toyota Yaris Sedan | 3.948 | 6 | 31 | 2.347 | 0,04% | 0,22% | -80,65% | -99,74% |
Sedãs Médios
Mudando para os sedãs médios, o destaque vai para o Toyota Corolla, que teve uma queda de quase 18% nas vendas, somando 2.890 emplacamentos. O BYD King, por outro lado, segue crescendo, ultrapassando 1.000 unidades pela terceira vez no ano, o que mostra que a marca está conquistando espaço. O Arrizo 6 da Caoa Chery e o GAC Aion S estão com números bem modestos, com apenas 85 e 6 unidades, respectivamente.
Sedãs Médios Premium
No segmento premium, o BMW Série 3 continua na liderança com 414 unidades, enquanto o BYD Seal vem ganhando notoriedade com 257 emplacamentos. A Mercedes Classe C não ficou muito atrás, com 132 unidades vendidas, e a nova entrada, o Audi A5, apresentou números animadores ao registrar 115 unidades.
Sedãs Grandes Premium
Por fim, no nicho dos sedãs grandes premium, o Porsche Panamera mantém sua posição de destaque, garantindo 27 emplacamentos, seguido de perto pelo BMW Série 5 com 20. Um empate interessante entre Lexus ES e Zeekr 001, ambos com 10 unidades, mostra como esse mercado pode ser competitivo e cheio de opções para o consumidor.
Esses números mostram como o setor de sedãs, mesmo enfrentando desafios, ainda tem muito a oferecer aos aficionados por carros. E, claro, sempre surgem novas opções e melhorias que tornam a experiência de dirigir ainda mais interessante!