LDV Terron 9, nova base da VW Amarok, recebe 5 estrelas no ANCAP

O mercado de picapes está passando por uma revolução, com a chegada de modelos elétricos e híbridos, mas não podemos esquecer que as queridinhas a diesel ainda estão na briga. Um belo exemplo disso é a LDV Terron 9, que acabou de ser avaliada pela ANCAP e levou a nota máxima de cinco estrelas em segurança. E a história se complica ainda mais: essa picape será a base da nova geração da Volkswagen Amarok.
Essa avaliação foi feita na Austrália e na Nova Zelândia, o que mostra que a Terron 9 não é apenas uma picape qualquer. O modelo elétrico já tem previsão de vendas na Europa em 2024, enquanto a versão a diesel começa a ser comercializada na Austrália em julho de 2025. Isso significa que temos um produto que realmente está se preparando para enfrentar os desafios do mercado.
Nos testes, a picape chinesa se destacou com uma proteção de 91% para adultos e 89% para crianças. Isso dá um alívio para quem dirige com a família a bordo, não é mesmo? A proteção em colisões frontais e laterais se saiu bem, além de garantir que os ocupantes da cabine estejam seguros. Mas vale lembrar que a ANCAP notou que falta uma ancoragem no assento central traseiro, algo que todo pai ou mãe de família vai querer considerar.
Um detalhe ficadinho é a diferença de peso: enquanto a versão elétrica puxa quase 2,9 toneladas por conta das baterias, a diesel fica em cerca de 2,5 toneladas. Isso é um alívio, já que o peso mais leve não comprometeu a segurança. Falando nisso, a Terron 9 vem equipada com um arsenal de tecnologias de assistência. O que ajuda bastante no dia a dia. Tem airbags por toda parte, frenagem de emergência automática, alerta de faixa, e até suporte de velocidade. E se você já teve que fazer uma manobra em marcha à ré em um espaço apertado, vai adorar saber que ela tem tecnologia para evitar atropelamentos em baixa velocidade.
Esses resultados impressionantes deixaram a Volkswagen otimista. A marca vai usar a Terron 9 como a fundação para a nova Amarok que será feita exclusivamente para a América Latina. E a produção vai acontecer na Argentina a partir de 2027, com cerca de 50% das peças sendo fabricadas aqui mesmo. O design também é um diferencial, assinado pelo brasileiro José Carlos Pavone, que já deixou sua marca em projetos bem-sucedidos.
A nova Amarok promete ser maior do que a versão atual, alcançando até 5,55 metros de comprimento. Além do poderoso motor 3.0 V6 turbodiesel, também rola a expectativa de uma versão híbrida. Isso foi confirmado pelo presidente da Volkswagen na Argentina, Marcellus Puig, em conversa com o governo local.
E não se esqueça, essa nova Amarok vai trilhar um caminho próprio, diferente do modelo vendido fora do Brasil, que divide a base com a Ford Ranger. Para nós, consumidores brasileiros, isso é musicado aos ouvidos. Vamos ter uma picape mais moderna, segura e adaptada à nossa realidade, tudo que a gente ama quando falamos de carro.