Notícias de Rondônia

Enem 2025 discute perspectivas sobre o envelhecimento

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 trouxe como tema da redação “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Essa informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em suas redes sociais.

Os candidatos que se inscreveram para o exame também estão realizando, na tarde de hoje, as provas de linguagens e códigos, além de ciências humanas. A prova teve início às 13h30 e está programada para terminar às 19h, no horário de Brasília.

A redação do Enem exige que os participantes produzam um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. Para isso, eles devem se basear na situação-problema apresentada, nos textos motivadores e nos conhecimentos adquiridos ao longo de seus estudos. O tema da redação pode abordar questões sociais, científicas, culturais ou políticas.

Os candidatos precisam defender um ponto de vista sobre o tema e estruturar seus argumentos de forma coerente. Além disso, devem apresentar uma proposta de intervenção social para o problema discutido no texto. É importante que essa proposta respeite os direitos humanos; caso contrário, a nota será zero. Propostas que incentivem a violência ou contenham referências racistas, por exemplo, são consideradas desrespeitosas.

O Enem é uma oportunidade importante para os alunos, pois a nota do exame é utilizada para ingressar em diversas instituições de ensino superior em todo o Brasil. Portanto, é fundamental que os candidatos se preparem adequadamente, considerando a relevância do tema escolhido para a redação deste ano.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo