Automotivo

Mudanças no Latin NCAP a partir de 2026

A partir de 2026, a cenário das avaliações de segurança dos carros no Brasil vai mudar bastante. O Latin NCAP, a entidade que analisa os veículos novos que circulam por aqui, anunciou que vai dificultar a conquista da cobiçada nota máxima de cinco estrelas. Essa nova regra entra em vigor em 1º de janeiro e promete alinhar nossos testes de segurança às normas mais rigorosas já usadas na Europa.

As mudanças irão impactar diretamente como os carros são avaliados. Você deve ter notado que, até agora, alguns fabricantes conseguiam passar no teste focando em um aspecto só forte do carro. Pois é, isso vai mudar! De agora em diante, cada área de teste terá seu próprio peso e critérios mais severos. Se você é apaixonado por carros, isso significa que os veículos terão que ser bons em mais de um aspecto para garantir uma pontuação alta.

Testes Mais Rigorosos

Os testes para proteção dos ocupantes vão incluir avaliações que ainda eram deixadas de lado. Por exemplo, o impacto lateral agora será feito a 60 km/h com um impacto mais pesado, além de ter uma nova abordagem para o impacto de postes, que vai mudar para um ângulo mais desafiador. E a proteção da parte traseira, que antes era quase ignorada, vai começar a contar na nota final.

E mais, o banco traseiro, que muitas vezes não recebia a devida atenção, vai passar a ser avaliado com um enfoque maior, considerando novos dispositivos de segurança como pré-tensionadores e limitadores de carga. Isso vai garantir que a segurança de quem vai atrás não fique em segundo plano. Já parou para pensar que é ali que muitas crianças ficam?

Novas Medidas para SUVs e Picapes

Os SUVs e picapes vão receber uma novidade bem legal: um teste de capotagem! Antigamente, isso não era considerado, e agora, mesmo que não conte pontos diretamente, ele vai ajudar a orientar a construção de veículos mais seguros e que resistem melhor em caso de acidentes.

Outra boa notícia para quem tem ou pensa em ter crianças a bordo é que o Latin NCAP vai ampliar a faixa etária dos dummies usados nos testes. Além de avaliar os pequenos de 18 meses e 3 anos, agora entra um manequim de 10 anos. A instalação dos assentos infantis também vai ser mais exigente, com penalizações quando não estiverem em conformidade.

Foco em Segurança para Todos

E se você acha que as mudanças só afetam quem viaja sentado, é bom ficar atento. Os pedestres e ciclistas também vão ganhar mais proteção, já que o sistema de frenagem automática de emergência, por exemplo, agora precisa funcionar em testes noturnos e em cenários diversos, incluindo ciclistas. Isso é essencial para quem costuma dirigir em áreas urbanas movimentadas.

Por último, as regras sobre os sistemas de assistência à segurança vão ficar mais robustas. Agora, coisas como detecção de criança esquecida e monitoramento de motorista terão um peso considerável na pontuação. Não é mais suficiente ter um único ponto forte no carro; a segurança vai ter que ser total.

Com tantas mudanças previstas, fica claro que o mercado automotivo está indo em uma direção mais responsável, proporcionando não só mais segurança para os motoristas, mas para todos que compartilham as ruas. É um passo a mais para que a gente possa dirigir com mais tranquilidade, sabendo que os modelos que estão por aí estarão se adaptando a um padrão mais alto de segurança.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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