Automotivo

Hyundai HB20 2027 em testes pode antecipar novo Onix

Visto pelas estradas, o novo protótipo do Hyundai HB20 fez aparições impressionantes na Serra das Calotas, em Ubatuba (SP). Esse flagra, capturado pela galera do @placaverde, pode nos dar uma prévia do que esperar da nova geração do Chevrolet Onix.

Desde agosto, quando Hyundai e General Motors selaram um acordo, as expectativas no mundo automotivo só aumentaram. Nessa parceria, a GM fica com os maiores modelos, como picapes, enquanto a Hyundai vai comandar os compactos e SUVs. A unidade flagrada pode dar vida a “gêmeos” do HB20 e Onix, tanto na versão hatch quanto sedã.

Testes em Altitude

O cenário dos testes não é qualquer um. Campos do Jordão, a cidade mais alta de São Paulo, é o campo de provas ideal para aguçar o desempenho do carro. As montadoras adoram colocar seus modelos em terrenos desafiadores, e quem roda por lá sabe como um carro se desempenha em altitudes e climas variados.

Mais Espaço Interno?

Agora, se há uma coisa que a atual geração do HB20 deixou a desejar, é o espaço interno. Com apenas 2.530 mm de entre-eixos, ele é um dos menores do segmento. Pelo que dá para notar nas fotos, parece que a Hyundai está atenta a isso. O novo modelo promete ser mais espaçoso e com uma largura mais generosa, sem perder o estilo que estamos acostumados.

Evolução da Família

Já estamos acostumados a ver protótipos similares na Coreia do Sul, e a expectativa é que essa nova geração também una os genes do nosso HB20 com o I20 europeu. Por enquanto, a Hyundai tem focado em exportar a versão atual do HB20 para além das nossas fronteiras, o que mostra o potencial do carro no mercado internacional.

O Futuro do Onix

Falando em adaptações, esse acordo entre Hyundai e GM pode afetar bastante a família Onix e Tracker. Hoje, esses modelos utilizam a plataforma GEM, que foi desenvolvida em parceria com a SAIC na China. Afinal, com a redução nas vendas, as montadoras precisam reaprender a fazer carros que atendam ao gosto da galera e que ainda sejam eficientes em termos de produção e custos.

Ter um carro mais elétrico e tecnológico é a nova demanda do mercado — e as montadoras precisam se adaptar. O Brasil está começando a exigir veículos que respeitem o meio ambiente, e é aqui que a Hyundai entra para ajudar a GM.

Compartilhamento de Tecnologia

Ainda que a Hyundai se responsabilize pelo desenvolvimento, isso não significa que o Onix vai parecer apenas um HB20 com um logo diferente. Cada empresa terá seu próprio design e características, mas haverá um compartilhamento de plataformas e componentes. A grande questão que fica é: como ficará a mecânica, especialmente em relação a modelos híbridos?

Enquanto isso, pouco se sabe sobre o futuro dos sedãs Onix Plus e HB20S e se essa união também se estenderá a SUVs menores. A intenção é que a parceria atinja a impressionante marca de 800 mil veículos por ano, mas a história mostra que nem todas as colaborações têm dado certo. Mesmo assim, a confiança entre GM e Hyundai está lá, na esperança de que compartilhar processos signifique economia e eficiência na produção.

Teremos que aguardar um pouco mais para ver como tudo isso vai se concretizar nas ruas.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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