Hyundai HB20 2027 em testes pode antecipar novo Onix

Visto pelas estradas, o novo protótipo do Hyundai HB20 fez aparições impressionantes na Serra das Calotas, em Ubatuba (SP). Esse flagra, capturado pela galera do @placaverde, pode nos dar uma prévia do que esperar da nova geração do Chevrolet Onix.
Desde agosto, quando Hyundai e General Motors selaram um acordo, as expectativas no mundo automotivo só aumentaram. Nessa parceria, a GM fica com os maiores modelos, como picapes, enquanto a Hyundai vai comandar os compactos e SUVs. A unidade flagrada pode dar vida a “gêmeos” do HB20 e Onix, tanto na versão hatch quanto sedã.
Testes em Altitude
O cenário dos testes não é qualquer um. Campos do Jordão, a cidade mais alta de São Paulo, é o campo de provas ideal para aguçar o desempenho do carro. As montadoras adoram colocar seus modelos em terrenos desafiadores, e quem roda por lá sabe como um carro se desempenha em altitudes e climas variados.
Mais Espaço Interno?
Agora, se há uma coisa que a atual geração do HB20 deixou a desejar, é o espaço interno. Com apenas 2.530 mm de entre-eixos, ele é um dos menores do segmento. Pelo que dá para notar nas fotos, parece que a Hyundai está atenta a isso. O novo modelo promete ser mais espaçoso e com uma largura mais generosa, sem perder o estilo que estamos acostumados.
Evolução da Família
Já estamos acostumados a ver protótipos similares na Coreia do Sul, e a expectativa é que essa nova geração também una os genes do nosso HB20 com o I20 europeu. Por enquanto, a Hyundai tem focado em exportar a versão atual do HB20 para além das nossas fronteiras, o que mostra o potencial do carro no mercado internacional.
O Futuro do Onix
Falando em adaptações, esse acordo entre Hyundai e GM pode afetar bastante a família Onix e Tracker. Hoje, esses modelos utilizam a plataforma GEM, que foi desenvolvida em parceria com a SAIC na China. Afinal, com a redução nas vendas, as montadoras precisam reaprender a fazer carros que atendam ao gosto da galera e que ainda sejam eficientes em termos de produção e custos.
Ter um carro mais elétrico e tecnológico é a nova demanda do mercado — e as montadoras precisam se adaptar. O Brasil está começando a exigir veículos que respeitem o meio ambiente, e é aqui que a Hyundai entra para ajudar a GM.
Compartilhamento de Tecnologia
Ainda que a Hyundai se responsabilize pelo desenvolvimento, isso não significa que o Onix vai parecer apenas um HB20 com um logo diferente. Cada empresa terá seu próprio design e características, mas haverá um compartilhamento de plataformas e componentes. A grande questão que fica é: como ficará a mecânica, especialmente em relação a modelos híbridos?
Enquanto isso, pouco se sabe sobre o futuro dos sedãs Onix Plus e HB20S e se essa união também se estenderá a SUVs menores. A intenção é que a parceria atinja a impressionante marca de 800 mil veículos por ano, mas a história mostra que nem todas as colaborações têm dado certo. Mesmo assim, a confiança entre GM e Hyundai está lá, na esperança de que compartilhar processos signifique economia e eficiência na produção.
Teremos que aguardar um pouco mais para ver como tudo isso vai se concretizar nas ruas.



