Automotivo

Europa cria plano para baratear carros elétricos e competir com China

A União Europeia está com um plano em mente: estimular a produção de carros elétricos menores e que caibam no bolso do consumidor. A ideia veio à tona pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que deixou claro que, para o futuro da indústria automotiva na Europa, precisamos de veículos mais limpos e eficientes, e, o melhor, produzidos aqui mesmo.

Essa iniciativa, chamada de Small Affordable Cars Initiative, busca garantir que a Europa possa criar seus próprios elétricos competitivos. Segundo Ursula, o carro do futuro deve ser ecológico, econômico e, claro, europeu. A proposta inclui o desenvolvimento de modelos compactos e com uma cadeia produtiva local. A ideia é reduzir a dependência da China e ainda manter a competitividade global. Afinal, quem não gosta de comprar de uma marca que investe na sua própria região?

Plano E

Ursula também explicou que o “E” do plano representa três pilares importantíssimos: ecológico, que significa limpo e eficiente; econômico, ou seja, acessível a todos; e europeu, produzido em solo europeu com fornecedores locais. O recado é claro: é hora de desenvolver uma estratégia própria para não deixar que a China e outros concorrentes tomem conta desse mercado.

Já ouviu falar do ex-executivo da Renault, Luca de Meo? Ele e outros especialistas, como Jean-Philippe Imparato, da Stellantis Europa, têm discutido a importância de apoio do governo às empresas, mas sem recorrer a subsídios diretos. Essas questões vão ser debatidas no Diálogo Estratégico da União Europeia, previsto para 12 de setembro. Uma oportunidade e tanto para entender um pouco mais sobre o futuro dos nossos carros.

É bom lembrar que a União Europeia já fez algumas flexibilizações nas metas ambientais para 2025, mas as metas de 2035 permanecem firmes. Nessa história, mais de 150 empresas, que vão desde montadoras a fabricantes de baterias, estão pedindo para não haver mudanças nesse direcionamento. Eles acreditam que qualquer volta atrás pode minar a confiança dos investidores e abrir espaço para a concorrência global.

Imagina o quanto já foi investido por essas empresas? Centenas de bilhões de euros e um monte de empregos foram criados nessa transição. A verdade é que o futuro do setor automotivo europeu ainda está cercado de incertezas.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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