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Câmera brasileira pode reduzir em 80% os acidentes de trânsito

O anuário da Polícia Rodoviária Federal de 2024 trouxe números impressionantes: 60,8% dos acidentes nas estradas são colisões entre veículos. Já 14,8% ocorrem por saídas de pista e 6,1% envolvem atropelamentos. É tanto acidente que, sinceramente, chamar tudo isso de “acidente” parece até um eufemismo. E a boa notícia é que um simples equipamento pode mudar essa realidade: uma câmera de 1,3 MP, que pesa 150 gramas, pode evitar até 80% desses “acidentes”.

Essa câmera é fabricada pela ZF aqui no Brasil, na cidade de Limeira, interior de São Paulo. Essas câmeras inteligentes são instaladas nos parabrisa dos carros e estão se tornando populares, principalmente por serem essenciais para o funcionamento do ADAS, que é o pacote de assistentes à condução. Com essa belezura, temos recursos como frenagem autônoma de emergência, detecção de pedestres e ciclistas, e o aviso quando o motorista sai involuntariamente da faixa. E o melhor de tudo: agora essa tecnologia é produzida em solo brasileiro.

Como a câmera funciona?

A câmera, chamada de Smart Camera pela ZF, é instalada no topo do parabrisa — a posição ideal para observar tudo à frente. Com 450 componentes, ela processa as imagens e, através de algoritmos, identifica riscos, seja um pedestre ou um carro no contrafluxo. Imagina que prático: se você está distraído e um carro vem em sua direção, a câmera avisa!

E quando se fala em frenagem autônoma, a coisa fica interessante. Se a câmera percebe que um obstáculo se aproxima rapidamente e você não reage, ela mesma aciona os freios. Na questão da manutenção de faixa, caso você esteja saindo da linha, a câmera pode alertar ou até corrigir a trajetória do veículo, dependendo do sistema do carro. E, se aparecer um veículo na contramão, a câmera troca automaticamente entre farol alto e baixo.

Em resumo, essa tecnologia da ZF pode reduzir até 80% dos registros de acidentes, o que é uma ótima notícia para quem passa tanto tempo no trânsito.

O que é a Smart Camera?

A ZF está nacionalizando dois modelos da Smart Camera. A versão mais simples, a 3.5, já está em produção e conta com 1,3 MP de resolução e um ângulo de visão de 52º. Ela pode detectar um pedestre a incríveis 150 metros de distância. As montadoras podem escolher quais itens do pacote ADAS incluir, e a ZF ajusta a câmera conforme a necessidade.

A versão mais avançada, a 4.8, oferece 1,7 MP de resolução e um ângulo de 100º. Com isso, a detecção de pedestres chega a 170 metros. Mas essa versão ainda vai demorar um pouco, com produção prevista para começar em 2026.

Por que a ZF nacionalizou a Smart Câmera?

O investimento da ZF para trazer essa produção para o Brasil foi de R$ 35 milhões, o que inclui transferir uma linha de montagem dos EUA para Limeira e treinar os funcionários. A nova planta tem capacidade para produzir 900.000 câmeras por ano, o que equivale a um terço do total de carros fabricados anualmente no Brasil.

Mas por que produzir aqui? A Smart Camera já é presente em muitos carros no Brasil, sobretudo nas marcas mais populares. O grande ponto é ganhar agilidade: o tempo para importar os componentes pode levar até 90 dias. Com a produção local, as montadoras podem evitar estoques excessivos e ainda se beneficiar de incentivos fiscais ao aumentar a parte de componentes nacionalizados nos veículos.

Outro fator importante é a crescente pressão para aumentar a segurança nos carros, já que o Latin NCAP vai exigir mais itens de segurança de série nos modelos novos a partir de 2026. A ZF projeta que, até 2030, quase 80% dos carros fabricados no Brasil saiam de fábrica com câmeras inteligentes.

Quais sistemas a câmera da ZF viabiliza?

A Smart Camera permite uma série de funcionalidades super úteis, como:

– Reconhecimento de placas de velocidade
– Comutação automática de farol alto
– Alerta de colisão frontal
– Frenagem autônoma de emergência
– Controle de cruzeiro adaptativo
– Alerta de mudança involuntária de faixa
– Assistente de manutenção e centralização em faixa

Quem dirige bastante sabe como essas ferramentas fazem diferença e como podem salvar vidas nas estradas. Assim, a ZF está não só inovando, mas também contribuindo significativamente para um trânsito mais seguro.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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