Automotivo

Poer P30 adota nova estratégia da GWM diante da BYD Shark

Nos últimos anos, as marcas chinesas vêm fazendo um barulho danado no cenário automotivo brasileiro, especialmente com a chegada de carros eletrificados. Modelos de empresas como a BYD, Omoda e até a GWM tentaram impressionar a galera que curte tecnologia e economia. Mas, no mundo das picapes, a estratégia é um pouco diferente.

Enquanto a BYD apostou na picape Shark, uma híbrida plug-in, a recepção não foi tão calorosa assim; em quase um ano, só foram emplacadas cerca de mil unidades. Mesmo com ajustes no preço, o charme não convenceu muito.

Agora, olhando para esse ambiente, a GWM decidiu seguir por um caminho mais tradicional e soltou a Poer P30, uma picape média movida a diesel. O objetivo aqui é conquistar tanto os trabalhadores que precisam de robustez, quanto aqueles que buscam conforto no dia a dia. E como não amar uma picape que promete dar conta do recado?

Quando falamos de picapes no Brasil, marcas como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10 são as rainhas do pedaço, e a GWM sabe que precisa entrar nessa briga com tudo. Eles têm 27 anos de experiência no mercado de picapes na China, onde dominam as vendas. Isso dá uma segurança aos consumidores, né?

Visualmente, a Poer P30 se destaca pela modernidade. Com faróis full LED e uma grade frontal que impõe respeito, ela não passa despercebida. O interior é equipado com painéis digitais e uma tela multimídia de 14,6 polegadas, que roda Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Ah, e ainda vem com som premium e carregador por indução. Prático para quem sempre está com o celular na mão.

Sob o capô, encontramos um motor 2.4 turbodiesel que vira 184 cv e 48,9 kgfm de torque. Os números podem não ser de tirar o fôlego, mas no uso diário, a resposta do câmbio automático de nove marchas é rápida e deixa você satisfeito. Para quem gosta de conforto, a versão Exclusive ainda traz bancos de couro com aquecimento e ventilação. E quem já pegou um trânsito pesado sabe como isso faz diferença.

Apesar de todos os atributos, a GWM enfrenta um desafio: conquistar a confiança do público que já está acostumado com as marcas tradicionais. Muita gente ainda se pergunta se a durabilidade e a força da Poer realmente vão competir com as consagradas. Isso acontece muito em redes sociais, onde opiniões são formadas antes mesmo de um test-drive.

No fora de estrada, a picape não decepcionou. Com tração 4×4 e modos de condução para diferentes terrenos, ela enfrenta lama e pedras como se estivesse no asfalto. Claro, a suspensão prioriza a carga, o que pode deixar um pouco a desejar no conforto, principalmente para quem vai na cabine.

Em termos de tamanho, a Poer P30 é imponente. Com 5,41 m de comprimento, 1,94 m de largura e 3,23 m de entre-eixos, ela é bem espaçosa. A caçamba suporta até 1.010 kg e tem 1.248 litros de capacidade. Para quem precisa rebocar, a capacidade é de 3.100 kg com freio, o que é bastante útil.

Outro ponto que chama a atenção é a garantia de 10 anos. Uma jogada esperta da GWM para tranquilizar quem tem um pé atrás com a qualidade dos carros chineses. Isso pode ser um diferencial competitivo, especialmente para aqueles que têm a Toyota como referência em termos de durabilidade.

Com preços a partir de R$ 220 mil na versão Trail e R$ 240 mil na Exclusive, a Poer P30 chega mais barata do que suas concorrentes diretas. A produção local em Iracemápolis (SP) também ajuda a GWM a se consolidar no mercado.

Em resumo, a Poer P30 é uma escolha equilibrada para quem procura um motor diesel potente, uma cabine cheia de tecnologia e um preço que não assusta. A GWM tem um longo caminho pela frente, mas está disposta a desafiar as gigantes do segmento e, quem sabe, se tornar uma nova referência por aqui.

Editorial Noroeste

Conteúdo elaborado pela equipe do Folha do Noroeste, portal dedicado a trazer notícias e análises abrangentes do Noroeste brasileiro.

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