Dacia lança picape do novo Duster, Brasil terá Niagara

Ainda que muitos não saibam, a Renault do Brasil foi pioneira ao apostar em picapes que são menores que as caminhonetes tradicionais, mas maiores que as típicas derivadas de hatches, como a VW Saveiro. A grande responsável por isso foi a Duster Oroch, lançada lá pelos idos de 2015, antes mesmo da famosa Fiat Toro.
Mas se você acha que o Brasil é o único lugar onde as picapes estão bombando, pode achar interessante saber que lá na Europa a Duster também ganhou uma adaptação, transformando-se em picape – mas não exatamente de forma oficial, já que a parceria foi feita com uma preparadora chamada Romturingia.
Agora, pensando na prática, essa picape Duster que chegou lá fora acaba perdendo um pouco da harmonia no design. A caçamba é bem compacta, com apenas 1.050 mm de comprimento e 1.000 mm de largura. Para quem curte espaço, acredite, até uma Strada pode parecer espaçosa ao lado dela. A capacidade de carga é de 430 kg, o que não é lá muita coisa para quem precisa carregar equipamentos ou alguns móveis, por exemplo.
Imagina pegar trânsito carregando algo no porta-malas e descobrir que não cabe tudo? Então, a Dacia optou por seguir esse caminho para economizar. Se a conversão fosse feita de forma mais profunda, ia encarecer demais. O preço dela parte de € 31.000 na Romênia, já com os impostos incluídos. E, se você comparar com as caminhonetes de verdade, ela fica com um preço bem mais amigável.
Se aqui no Brasil as picapes médio-compactas estão no nosso dia a dia, lá na Europa a coisa é diferente. Enquanto eles apenas sonham com essas opções, o mercado brasileiro está prestes a ganhar um novo modelo: a Niagara.
A Niagara vai usar uma nova plataforma modular chamada RGMP, que também será a base do SUV Boreal. Esse modelo será feita na Argentina e deve concorrer diretamente com a Fiat Toro e a Ram Rampage. A previsão de lançamento é para o segundo semestre de 2026. E a revelação sobre isso veio lá do presidente da Renault Argentina, Pablo Sibilla, em uma entrevista onde ele destacou a importância da picape para o futuro da marca na região.
É legal saber que a Niagara não só manterá o nome do conceito, mas que também terá um bom nível de acabamento e tecnologias que agradam. E para quem já está curioso, a Renault afirmou que a picape ainda está em fase de testes na Argentina, e as primeiras unidades pré-série devem começar a circular logo.
Por enquanto, a estratégia da Renault é focar no motor 1.3 turbo e deixar as versões híbridas de lado. Agora, é esperar para ver que surpresas essa nova picape trará para os apaixonados por carros aqui no Brasil!