Lecar 459 roda 1.000 km com 30 litros de etanol

Em meio a tantas inovações no mundo automotivo, uma startup brasileira está dando o que falar: a Lecar. Com uma proposta ousada, eles estão prestes a lançar o primeiro carro nacional híbrido flex, que promete rodar longas distâncias usando etanol e eletricidade. Imagine só você, na estrada, desfrutando a liberdade de um carro que se adapta ao nosso jeito de viver e se mover.
A ideia inicial era desenvolver um carro totalmente elétrico, mas, ao perceber as necessidades do público, a Lecar decidiu mudar a estratégia. Agora, o carro vai usar um motor de combustão como gerador de energia — uma tecnologia chamada extensor de autonomia. Isso significa que, mesmo com um motor a combustão, o foco é manter tudo mais ecológico.
O modelo escolhido para essa missão é o motor 1.0 turbo da Horse, que também dá vida a outros ícones como Renault Kardian e Nissan Kicks. Ele se une a um propulsor elétrico de 165 cv, feito pela WEG. Juntos, eles prometem um desempenho que vai surpreender.
E o que dizer da economia? Segundo a Lecar, o Lecar 459 consegue rodar 1.000 km com apenas 30 litros de etanol. Para quem já viajou bastante, sabe como isso é valioso nos dias de hoje. Uma média de 33,3 km/l é algo para se comemorar, e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos é para deixar o coração cheio de emoção.
Mas não é só a parte mecânica que impressiona. O design do Lecar 459 é de encher os olhos. Com uma dianteira que remete à força de uma onça pintada, faróis de LED que garantem visibilidade e laterais com maçanetas embutidas, o carro tem um ar moderno e elegante. Em tamanho, mede 4,35 metros, perfeito para quem busca um cupê ágil e charmoso.
Internamente, o Lecar não deixa a desejar. Um pacote de segurança avançado vai garantir que você e seus passageiros estejam sempre protegidos. Recursos como alerta de ponto cego, frenagem automática e piloto automático adaptativo mostram que o futuro está mais próximo do que imaginamos. E, segundo a marca, muito desse aparato tecnológico estará presente na versão de produção.
Ainda que a fábrica não esteja pronta, a Lecar já tem um plano: a nova unidade será no Espírito Santo e as vendas estão previstas para começar em 2026. O preço, antes de mais nada, é de R$ 159.300 com reservas a partir de R$ 1.593 — uma forma de garantir que você não fique de fora dessa novidade.
E o apoio do programa federal Mover, que busca incentivar veículos menos poluentes, fortalece a ideia de que a Lecar pode competir de igual para igual com as grandes marcas. Se tudo se concretizar, o Lecar 459 pode ser um marco na nossa indústria automotiva. Afinal, quem não gostaria de dirigir um carro que une tecnologia, economia e um design fascinante?